Perguntas e Respostas do <Banquete de Heidel AT HOME> (Parte 2)

Discussion in 'Anúncios' started by [CM]Maiden, Jul 7, 2020.

  1. [CM]Maiden

    [CM]Maiden RedFox Games Staff Member

    Joined:
    Apr 15, 2017
    Messages:
    1,009
    Likes Received:
    3,442
    [​IMG]

    Olá, aventureiros!

    Como prometido no Perguntas e Respostas do <Banquete de Heidel AT HOME> (Parte 1), aqui está a Parte 2 da sessão de Perguntas e Respostas do Banquete de Heidel AT HOME. Por conta do curto tempo de evento não conseguimos responder todas ao vivo, mas aqui seguem mais algumas respostas!


    P: Antes de fazer minhas perguntas, gostaria de explicar o motivo de eu ter as dúvidas que tenho. Considerando a natureza do gênero MMORPG, acredito que a barreira de entrada é sempre uma preocupação na mente dos desenvolvedores e também dos jogadores. Compreendo que não é fácil preservar o valor do esforço que um jogador põe ao evoluir um personagem e, ao mesmo tempo, oferecer uma chance para que novos jogadores alcancem os veteranos. Anteriormente, o Black Desert teve um limite de Pontos de Ataque/Defesa implementados nas Bases Tier 1 para revitalizar a Guerra de Bases, mas sinto que ainda há muitos problemas. Se você observar o histórico de guildas vitoriosas nas Guerras de Base, notará que não há muita variedade de guildas dominando a maioria das Bases. Apesar dessas guildas terem investido tempo e esforço para dominar as Bases, com o passar do tempo ficou evidente a monopolização, que dificulta para outras guildas iniciarem nas Guerras de Base. Assim, essas são minhas perguntas:

    1. O que vocês pensam sobre uma guilda específica que possui várias Bases (dúvida com relação à possibilidade de limitar a 1 base para 1 guilda)?

    2. O que vocês pensam sobre limitações adicionais para equilibrar as Guerras de Base além de limitações de PA e PD (como limite de HP, resistência, etc.)?

    3. Como prevenir que guildas que dominam Bases Tier 1 por um longo tempo participem de Guerras de Base (talvez introduzindo uma Fama de Guilda que aumenta conforme a quantidade de vitórias ou conquistas em diferentes Bases, utilizando o número de Fama de Guilda para ajustar os ganhos em Bases de Tiers mais baixos ou vetando a participação em Guerras de Base em Tiers mais baixos)?

    Gostaria de ter respostas para essas 3 perguntas, obrigado.

    P: Atualmente não há guildas suficientes participando em Guerras de Conquista/Base. Enquanto acredito que a introdução dos sistemas de Aliança de Guilda e Herói de Guerra ajudaram a revitalizar as estagnadas Guerras de Conquista/Base, esses sistemas também tiveram diversos efeitos colaterais negativos quando se tornaram uma espécie de acessório.
    Para começar, Heróis de Guerra podem participar em Guerras de Conquista/Base mesmo que sua guilda não esteja participando, alguns jogadores podem participar em Guerras de Conquista como Heróis de Guerra mesmo sem uma guilda, e há até mesmo guildas focadas para atacar com mercenários apenas para participar como Heróis de Guerra. Como resultado, não apenas a quantidade de membros de guildas participando diminui, mas o número de guildas participando também diminui. Então toda semana, guildas que participam assiduamente das Guerras de Base só encontram as mesmas guildas sempre, ou as guildas que não perdem seus postos, causando um ciclo de desinteresse. Não faz muito tempo que a quantidade de Bases envolvidas nas Guerras de Base diariamente foi reduzida, mas essa redução parece ter sido apenas uma correção para tapar o buraco, e atualmente não há muitas guildas participando das Guerras de Base da forma que consideramos adequada. Todos esses problemas com as Guerras de Base estão piorando com o tempo.

    Esses mesmos problemas acontecem com as Guerras de Conquista. Considerando que o lado atacante pode lotar o limite de Heróis de Guerra, e o lado defensivo não pode aceitar Heróis de Guerra, o lado de ataque acaba sendo bastante favorecido. Além disso, guildas que normalmente têm uma baixa quantidade de membros ainda podem aceitar vários mercenários para melhorar seus ranks. O problema é que guildas que aceitam vários mercenários poderosos são as que mais dominam na Guerra de Conquista. Isso leva à uma situação com baixa adesão de membros de guilda e à admissão de uma grande quantidade de mercenários. No final, a sensação de conquista por ganhar uma Guerra de Conquista se perde e se torna mais uma questão do quão fortes são os mercenários. Naturalmente, isso fez com que a quantidade de guildas participando das Guerras de Conquista diminuísse. Então gostaria de saber o que os desenvolvedores pensam a respeito desses problemas envolvendo as Guerras de Conquista/Base e, se possível, também saber se há planos para resolver esses problemas.

    R: As Guerras de Conquista/Base são um dos conteúdos mais característicos do Black Desert voltado para guildas grandes ou pequenas. Muitas guildas já se interessaram, participaram e aproveitaram esse tipo de conteúdo, e compilamos uma grande variedade de opiniões que sempre consideramos ao elaborar alterações. Certamente continuaremos a fazer ajustes com esse mesmo modo de operação, mas vamos falar um pouco mais sobre esse tópico.

    Um dos maiores problemas nas Guerras de Base é a participação de Guildas relativamente fortes em Bases Tier 1, tornando ainda mais difícil para que guildas “novatas” participem e se divirtam com o conteúdo (tentamos resolver esse problema introduzindo limites de PA/PD e Heróis de Guerra, e apesar de ter resolvido no início, as Guildas mais fortes voltaram a dominar as Bases Tier 1). Para resolver esse problema, acreditamos que nossa prioridade deve ser encontrar uma solução fundamental, para que guildas mais fortes participem de Bases de Tier superior ao invés de Bases Tier 1. Apesar de já termos diversas ideias, estamos considerando nossas possibilidades para renovar as Guerras de Base em um futuro próximo, incluindo uma melhoria nas recompensas.

    Para as guildas que estão tendo problemas nas etapas iniciais, estamos considerando fazer Tiers mais baixos baseados em PvE. Seria semelhante a uma introdução à Guerra de Base, e planejamos tornar esse conteúdo uma meta divertida para guildas iniciantes. Mas visto que seriam bases de introdução apenas para guildas novatas, não seria possível participar delas por um período prolongado, já que o objetivo do conteúdo é mais encorajar a participação nas Guerras de Base Tier 1.

    É claro que também planejamos realizar alterações na forma de conquista das Bases. Atualmente - caso o objetivo final não seja a Guerra de Conquista - uma guilda pode dominar uma Base e confortavelmente tentar dominar outra Base ao longo da semana. É nesse aspecto que desejamos fazer algumas alterações. Foi o que chamamos de “amarelinha” ou “captura de zona” no Banquete de Heidel. Se uma Guilda A captura a Base B, ela pode ainda tentar capturar a Base C conectada à base B, mas planejamos tornar muito difícil ou impossível dominar as Bases D e E restantes; não conectadas. As Guildas poderão expandir e aumentar sua influência dessa maneira, mas também será uma perda maior caso percam o domínio sobre uma Base conectada. Esse modelo também dificulta a defesa de 2 ou 3 Bases ao atacar, então estamos planejando melhorar o Sistema de Alianças já desenvolvido para encorajar a cooperação de guildas quando necessário. Essas conexões de Bases também serão ajustadas de forma individual para cada território (essas alterações ainda estão sob desenvolvimento e ainda podem ser alteradas).

    Heróis de Guerra, também conhecidos por muitos jogadores como “mercenários”, foi introduzido como um dos modos de participar das Guerras de Conquista/Base caso você fosse membro de outra guilda ou de nenhuma. Propositalmente decidimos não configurar um limite na quantidade de Aventureiros participando, até para que guildas mais fracas pudessem participar nas Guerras de Conquista. Mas houve casos em que a força dos Heróis de Guerra era superior até mesmo às guildas participantes, e por isso queremos adicionar limites. Enquanto podemos apenas limitar a quantidade de Heróis de Guerra que podem participar nas Guerras de Conquista, também estamos considerando limitar os custos de participação para permitir um gerenciamento mais estratégico. Queremos definir limites para o custo de participação de acordo com a guilda ou o território, e o rank total de combate, que é calculado em cada guerra considerando o nível, os itens e outros aspectos do Herói de Guerra, não poderia exceder o limite. Portanto, guildas que precisarem de Heróis de Guerra precisarão pesar entre os custos de escolher uma quantidade menor dos melhores Heróis de Guerra e os custos de contratar uma quantidade maior de Heróis de Guerra de nível mediano dependendo da situação. Assim que testarmos e conversarmos um pouco mais sobre esse tópico, realizaremos um anúncio através do Black Desert Global Labs quando decidirmos qual caminho tomar. Além disso, também planejamos permitir a participação de Heróis de Guerra no lado defensivo.

    Por último, ajustes em determinadas armas de guerra. As armas de guerra disponíveis atualmente têm funções bem específicas e são organizadas em uma espécie de configuração de “pedra, papel e tesoura”. Mas os monstros, como Trolls e Ogros, são relativamente muito eficientes. Portanto, queremos manter a direção atual, mas talvez adicionar algumas limitações ou mesmo alterando completamente suas funções, para que possam ser utilizados de outras formas.

    Nós entendemos que não poderemos agradar todas as guildas e aventureiros que participam das Guerras de Conquista/Base. No entanto, estamos sempre planejando e aplicando melhorias e soluções para os problemas para evitar que se tornem acessórios. Continuaremos com nossas constantes tentativas de melhorar, e nosso objetivo final é tornar as Guerras de Conquista/Base algo que você possa desafiar e se divertir, como um esporte. O que mencionamos aqui hoje é apenas parte de um quadro muito maior, e continuaremos recebendo suas opiniões e realizaremos anúncios assim que o desenvolvimento for finalizado.


    P: Vocês poderiam nos permitir reduzir Incentivos de Guilda até o Tier 0 para alguns membros de guilda?
    P: O sistema de Incentivo de Guilda é muito inconveniente para ser usado. É sempre um processo muito entediante e cansativo dar incentivos aos membros da minha guilda.
    P: Vocês poderiam nos permitir definir subsídios para mercenários em grupos ou conjuntos? Por exemplo, o Mestre de Guilda precisa fornecer subsídios após derrotar o Khan, mas para isso é necessário clicar individualmente em cada um deles para enviar, tomando muito tempo. Por favor, verifiquem isso.

    R: Sobre os ajustes de IU com objetivo de facilitar a vida, saibam que trabalharemos neles o mais cedo possível assim que definirmos uma agenda, e faremos nosso melhor para aplicar essa atualização o mais cedo possível. Além disso, não estamos considerando um Tier 0 para os Incentivos de Guilda ainda. Sabemos que alguns membros de guilda talvez não possam jogar ou não se comportem da maneira mais adequada, mas ainda são membros de sua guilda, que carregam a bandeira de sua guilda. Acreditamos que adicionar um incentivo Tier 0 pode causar mais tentativas de abuso do sistema.


    P: Há planos para acrescentar mais níveis de aprimoramento além do PEN (V)?
    R: Atualmente não temos planos para adicionar níveis de aprimoramento além do PEN (V).


    P: Vocês pretendem acrescentar mais conteúdos que fazem uso de instrumentos musicais?
    R: Para a Shai, nós planejamos melhorar o Talento e adicionar mais recursos no sistema, como técnicas musicais e de performance e modulação de efeitos de som. Assim que adicionados, será possível tocar o mesmo instrumento com uma pegada diferente, e você poderá ajustar sua música com efeitos de áudio. Além disso, não temos nenhum outro plano de expansão desse tipo de conteúdo ainda, mas informaremos assim que finalizarmos nossa direção de desenvolvimento.


    P: Por favor, permitam que outras classes utilizem o sistema de Composição/Performance.
    R: Visto que esse conteúdo foi criado exclusivamente para a Shai, esperamos mantê-lo assim por enquanto. Quando o conteúdo de instrumentos musicais for expandido no futuro, e caso a Shai possa usar suas habilidades de composição e performance de forma mais profissional, vamos considerar a possibilidade de permitir que outras classes usem esse tipo de sistema de forma mais limitada.


    P: No Banquete de Heidel AT HOME, aventureiros do mundo inteiro puderam se encontrar online sem restrição espacial. Dando um passo além, espero poder ver um único servidor para o mundo inteiro, e gostaria de saber se esse tipo de atualização seria possível caso a tecnologia necessária seja desenvolvida futuramente.
    R: Essa é uma tarefa muito difícil, mas não é um desafio do qual fugiriamos. Mas ao invés de tentar isso de uma só vez, primeiro realizaríamos alguns testes unindo servidores da Tailândia e Sudeste Asiático, e daí avançaríamos conforme a experiência obtida.


    P: Espero que vocês estejam buscando formas de otimizar o jogo e os servidores de forma mais vigorosa. Em alguns locais de caça, (como Sikraia) minha taxa de quadros fica em 30 FPS mesmo tendo um i9 9900k e uma RTX 2080 Ti.
    R: Planejamos atualizar algumas áreas de Sikraia onde ocorrem problemas que ocasionam a queda de FPS. Solicitamos inclusive que, caso tenham problemas de FPS incomuns em outras áreas, avise-nos para que possamos verificar novamente.


    P: Vocês planejam reduzir a quantidade de Moedas de Prata obtidas por Permuta e adicionar mais quantidades de troca para Moedas Corvo? Atualmente não há muitos acessórios Mano, então é difícil conseguir suprimentos no Mercado Mundial e não é possível comprar materiais de aprimoramento por conta do grande volume de Prata.
    R: Recentemente fizemos uma atualização para substituir as Moedas de Prata obtidas em Permutas por Moedas Corvo, tornando ainda possível trocar Bens de Comércio Nível 4 por Moedas Corvo e introduzindo Itens Dourados à Permuta de materiais. Acreditamos que os principais materiais de aprimoramento, incluindo itens Manos, devem ser obtidos através do método original, então planejamos manter a Permuta com um objetivo mais de apoio.


    P: Há planos para adicionar uma maior variedade de equipamentos para Carracas, parecidos com o Brilho de Evenruth? Seria bom ter, por exemplo, um item que permita você atirar desde a parte da frente do navio! E se ao invés de adicionar mais montarias e navios, o que acham de fazer alterações como essa?
    R: Estamos abertos à possibilidade de adicionar mais equipamentos para Carracas, mas ainda não tivemos discussões específicas sobre que tipos de equipamentos adicionaríamos (e os efeitos que causariam). Nós concordamos que deveria haver mais modos de atacar, e certamente teremos isso em mente quando estivermos desenvolvendo novos Tesouros. No entanto, considerando o precedente histórico, gostaríamos de dizer que posicionar um canhão na proa não seria adequado para uma Carraca.


    P: Haverá um traje que permita o Ninja equipar 6 Montantes?
    R: Acreditamos que 6 montantes seriam demais para o Ninja, então faremos nosso melhor para criar trajes incríveis que realmente realçam o estilo do Ninja ao invés de dá-lo 6 montantes.


    P: Eu adoro PvP, e gostaria de saber se serão adicionados novos conteúdos PvP de grande relevância. Podemos esperar algo como Guerras de Territórios, talvez um sistema mais interessante de Guerras de Conquista/Base, com mais incentivo à jogabilidade em grupo ou com objetivos determinados, talvez até mesmo diferentes modos de jogo para o Campo de Batalha Vermelho?
    P: Tal como Permuta, Coleta e Eliminação de Monstros, conteúdos PvP também precisam ser atualizados (permitir que Aventureiros obtenham Moedas de Prata através do PvP, por exemplo). As recompensas obtidas atualmente através do Campo de Batalha Vermelho valem o mesmo tanto que a “Fama”. Não há recompensas para PvP em mundo aberto, então esse tipo de conteúdo parece uma perda de tempo, já que parar para atacar outros Aventureiros pode representar um risco sem recompensa. Seria ótimo saber se teremos mais motivos para praticar PvP no futuro.

    R: Sobre conteúdos PvP, após a introdução do Campo de Batalha Vermelho, adicionamos e melhoramos a Arena de Arsha, a Batalha Final e a Batalha Individual. Para o Campo de Batalha Vermelho, adicionamos recompensas, inclusive EXP de Combate, para que você possa evoluir seu personagem enquanto travando batalhas PvP. Nos estágios iniciais do Black Desert existiam partidas 1:1 e 3:3 que funcionavam como partidas ranqueadas, mas o sistema não foi aprovado por muitos Aventureiros e acabamos retirando-as completamente. Recentemente mais Aventureiros estão expressando seus anseios pelo antigo sistema de partidas. Por enquanto ainda estamos desenvolvemos o Campo de Batalha Espinhoso, mas em seguida veremos o que nossos Aventureiros estão falando. Prometemos continuar expandindo gradualmente conteúdos empolgantes e repletos de ação para serem aproveitados pelos Aventureiros amantes de PvP.


    P: Há planos para um modo PvP em que jogadores sejam equipados com itens de mesmo nível?
    R: Por enquanto ainda não temos planos para adicionar um modo PvP assim. Queremos priorizar conteúdos PvP que recompensem os Aventureiros que investiram bastante no crescimento de seus personagens. O Black Desert é um MMORPG, e isso significa que é um jogo onde Aventureiros batalham para ficar cada vez mais fortes através de muito esforço e trabalho duro. Planejamos continuar fiéis à essa filosofia básica. E claro, continuaremos ainda incluindo diversos recursos parecidos com os servidores Olvia, servidores de Temporada, equipamentos Tuvala, etc. para ajudar Aventureiros novatos a ficarem fortes mais rápido. Caso invistam um pouco de esforço, talvez possam se igualar aos jogadores veteranos.


    P: O atual sistema de habilidades para classes parece muito simples e comum. O que acham de tornar os mecanismos de habilidades mais complexos introduzindo habilidades únicas para cada classe?
    R: Não temos planos para realizar grandes alterações no sistema de habilidades para todas as classes. A essência do Black Desert é oferecer um combate rápido e bastante livre. No início, todas as habilidades tinham um tempo de reuso prolongado que não podia ser interrompido, mas isso parecia tornar o combate muito limitado, então ajustamos algumas habilidades, permitindo que fossem utilizadas mesmo durante o tempo de reuso. Acreditamos que esse processo de adaptação e avaliação faz parte do “Método de Combate”. Por isso não vamos adicionar habilidades que sejam mais complexas do que as que temos agora.

    O Black Desert é feito para oferecer um lugar onde você possa se divertir com muitos outros Aventureiros. Ao invés de sistemas mais complexos, continuaremos analisando e testando habilidades que são mais intuitivas ou que oferecem novas formas, funções ou capacidades. Além disso, vamos considerar alterações que façam com que as classes exijam maior controle e conhecimento de seu funcionamento, e para isso pretendemos realçar o conceito de cada classe.


    P: O que vocês acham de mudar o meta atual do PvP no Black Desert? Acredito que deveria haver mais opções de escolha nos atributos que você investe no seu personagem, diferente de agora em que o importante é ter uma boa evasão. Acredito que criar um conjunto diversificado de escolhas pode fazer com que Aventureiros escolham suas Armas, Armaduras e Acessórios com maior variedade.
    P: O meta atual é ter equipamentos de evasão, que é mais forte do que equipamentos para redução de dano. Gostaria de saber o que vocês acham sobre equilibrar melhor esses dois atributos de equipamentos.

    R: Sinceramente, isso é sobre o que mais falamos internamente. A base do sistema de evasão do Black Desert é ignorar completamente os ataques dos oponentes, e torna a precisão incrivelmente importante do ponto de vista do oponente. No entanto, enquanto a precisão pode ser obtida de equipamentos, também existe uma discrepância dependendo dos efeitos de habilidade de cada classe. O que estamos considerando no momento é dar para todas as classes mais precisão básica, ajustar os números de precisão de efeitos de habilidades para que a diferença não seja muito grande entre as habilidades e alterar a evasão para não evitar todo o dano, mas talvez parte do dano (como evasão reduzindo para 1/10 do dano). Quanto a redução de dano, estamos conversando sobre as diversas possibilidades, inclusive a de suplementar habilidades de defesa com mais efeitos adicionais, como precisão ou mesmo uma fórmula para maximizar o efeito de redução de dano através de complementos.

    Contudo, ainda não conseguimos tomar nenhuma decisão visto que alterações deste tipo causariam um grande impacto no jogo. Mesmo que ainda não tenhamos decidido ao certo qual método adotaremos, nós não vamos desistir e vamos continuar revisando nossas possibilidades até que cheguemos à uma conclusão. Caso vocês tenham boas sugestões para questões como essa, sintam-se à vontade para compartilhar em nosso Fórum e nossas redes para que possamos acompanhar.


    P: Há muitas teorias e suposições sobre o RNG. Alguns Aventureiros até mesmo acreditam que algumas contas são “Escolhidas” (com base em zodíaco, data de criação de personagem, hora e dia de aprimoramento, etc.). Então, há alguma coisa que realmente afete o RNG? Ou tudo realmente não passa de pura sorte?
    R: Não existem contas “Escolhidas”, todos estão sob as mesmas condições e assim continuará sendo. Mas como pessoa, escrevendo essa resposta… Eu confesso que sempre falo com o Crio antes de aprimorar. Me sinto melhor e mais seguro vendo o rosto dele, mesmo que os resultados sejam os mesmos… Queek…


    P: Agradeço por terem criado um jogo tão divertido! O que eu mais quero perguntar é sobre PK no Black Desert. Há pouco tempo atrás, eu estava no meio de uma missão quando, de repente, fui interrompido e outro jogador me matou. Esse é o principal motivo pelo qual não recomendo o Black Desert aos meus amigos. É uma experiência desagradável, onde somente um lado se diverte ao perseguir e atormentar. Não seria possível tornarem ao menos as áreas normais para serem mais como na versão Mobile, onde batalhas só podem ocorrer se o modo PK estiver ativo? Eu não quero ficar sempre com medo, me questionando se vou ser atacado. Só quero aproveitar em paz o belo cenário, a música de fundo e as incríveis histórias! Eu acredito que se fosse assim, o Black Desert se tornaria um MMO mais digno do meu tempo e dinheiro do que agora.
    R: O Black Desert, fundamentalmente, penaliza fortemente jogadores que cometem PK, pois julgamos o sistema de PK como um sistema onde Aventureiros poderiam perseguir outros Aventureiros. Não pretendemos mudar muito dessa direção no futuro (inclusive também há Aventureiros que querem mais PK, e para esses dedicamos áreas exclusivas no Deserto e o Servidor Arsha). Além disso, o Black Desert têm diversos meios para evitar PK, então não criaremos um modo separado para PK.

    Mas para não ficar por isso, gostaríamos de exemplificar de que maneiras você pode evitar PK quando não deseja ter esse tipo de experiência. Você pode trocar de servidores, pegar proteção na guilda, acessar o modo privado ou ir para outras áreas semelhantes para evitar PK no Black Desert. Alguns desses métodos parecem ser desconhecidos para Aventureiros mais novos. Faremos algumas melhorias para ajudar Aventureiros a entenderem melhor esses métodos.


    P: Há algum conteúdo escondido no Black Desert que ainda não tenha sido descoberto? Por exemplo, uma área que não seja visível no mapa, um monstro que aparece em um local aleatoriamente por um curto tempo, um item raro e muito poderoso, como um artefato ou um equipamento, algo assim! Se algo assim existe, acredito que mesmo Aventureiros novatos iriam se esforçar mais para alcançar Aventureiros veteranos com melhores equipamentos. Isso é o que faz os jogadores sonharem com Aventura!
    R: Quando desenvolvemos Valência, nós criamos o Templo Aakman e as Ruínas Hystria (que não têm entradas, somente um portal que você precisa descobrir) justamente para oferecer esse tipo de sentimento/experiência. Mas visto que o Black Desert é um MMORPG, é difícil ignorar o fato de que muitos conteúdos serão repetidos diversas vezes, e poucos serão os conteúdos únicos. Como resultado, é desenvolvido para que os conteúdos possam ser aproveitados por todos. Realisticamente falando, é muito difícil deixar algo escondido, mas continuaremos considerando a criação de conteúdos semelhantes ao Templo Aakman e às Ruínas Hystria, como você sugeriu. Sobre artefatos, isso ainda é algo que estamos desenvolvendo. Apesar de ser uma direção um pouco diferente da que você sugeriu, será algo que você poderá encarar como um desafio, uma aventura.

    Além disso, existem alguns elementos divertidos que ainda não foram descobertos. Por exemplo, o Anel de Comerciante Rico ainda não foi obtido por nenhum Aventureiro, já que seu método de obtenção é muito difícil e ainda continua um mistério. Também há outros conteúdos, como dicas reveladas por NPCs ou em cavernas escondidas sobre itens de monstros, e algumas coisas bem únicas, como um buff obtido ao tocar instrumentos que, apesar de não ter um grande impacto na jogabilidade, ainda não foi descoberto por muitos Aventureiros. Mesmo que não façamos grandes mistérios difíceis de serem solucionados, continuaremos criando pequenos conteúdos divertidos e escondidos para tornar as aventuras e descobertas ainda mais empolgantes.


    P: Quando será reaberta a porta na Câmara de Pedra dos Anciãos, que é guardada pelo descendente de Edana? Minha curiosidade está me matando!
    R: Também estamos empolgados pelo dia em que a porta for reaberta.


    P: Atualmente existem diversos minigames para Atividades de Vida, como Pesca e Lakiaro. Há planos para criação de novos minigames?
    R: Sim, planejamos aumentar a quantidade de minigames. Peço que tenha só mais um pouco de paciência. Talvez seja em uma expansão de conteúdo separada, como Lakiaro, ou talvez com o objetivo de facilitar a vida em uma Profissão.


    P: Sempre que estou me divertindo jogando, sempre me pergunto se houve algum progresso na “carruagem” ou na “exploração de óleo no deserto” (conteúdo de guilda?) que estavam previstos para desenvolvimento.
    R: Quando as Carruagens estavam em etapa de desenvolvimento, era uma plataforma de canhão móvel, mas era muito poderosa (desbalanceada) e parte da diversão nas Guerras de Conquista seria perdida, por isso decidimos cancelar essa atualização. Atualmente temos os Ogros e Trolls de guerra, cada qual com seu papel, ao invés das Carruagens. Quanto ao conteúdo de exploração de óleo anunciado no lançamento de Valência, ele atualmente está passando por uma revisão. Naquele tempo não conseguimos acertar nos elementos divertidos e não conseguimos garantir que não haveria abusos. Mas voltamos a conversar sobre ele para acertá-lo e esperamos entregar um bom resultado. Esse conteúdo será entregue mais ou menos no mesmo período da reformulação da história de Valência.


    P: Os Personagens atualmente não aprendem novas habilidades após o Nível 61. Vocês estão considerando habilitar mais Níveis para que possamos aprender habilidades mais poderosas ou tornar nossos personagens mais poderosos?
    R: Apesar desta resposta ser semelhante a uma pergunta anterior, nós não colocamos nenhuma recompensa realmente grande após o Nível 60 ou tornamos a evolução um jeito para ficar muito forte. Quisemos reduzir a preocupação que jogadores teriam para evoluir seus personagens. Mesmo que nossa intenção seja aumentar a quantidade de formas que seu personagem pode se tornar mais forte (como os Diários de Aventura de Igor Bartali), não estamos considerando tornar os personagens mais fortes com base em seus Níveis. Claro, isso é algo que podemos expandir de pouco em pouco com o passar do tempo junto com outros conteúdos mas, por enquanto, manteremos da maneira que funciona atualmente.


    P: Morte é um fator importante para mudar o estilo de jogo de um jogador ou para criar um momento de aprendizado, e ela não deveria te fazer perder EXP ou Cristais que você trabalhou duro para conseguir. Mas não é assim que funciona atualmente no Black Desert. Por exemplo, um jogador que morre, pode ressurgir apenas 5 segundos depois, em uma base próxima a 5 metros de distância, e no sistema atual, dar um “Karma Bomb”. Gostaria que dessem uma olhada em algumas soluções que separei:

    1) Fazer com que o ressurgimento na primeira vez seja de 10 segundos, e nas mortes subsequentes, adicionar mais tempo para cada morte.
    2) Reduzir a durabilidade do equipamento em -20% para cada morte.
    3) Tornar impossível ressurgir em uma base próxima e somente ressurgir em cidades próxima (sem consumo de Lágrima de Elion).

    R: Ao invés de fazer mudanças imediatas nas penalidades de morte como você mencionou, acreditamos que isso é algo que pode ser aplicado em novas regiões, ou adicionado em regiões e conteúdos com conceitos bem definidos. Uma mudança dramática nas penalidades de morte por PvP incomodaria muitos Aventureiros, especialmente os que estão no Black Desert há um longo tempo. No entanto, como mencionamos, acreditamos que conceitos como esses podem ser aplicados a conteúdos e regiões com conceitos bem definidos para criar uma nova forma de se aventurar ou para adicionar elementos de diversão.


    P: O que acham de um sistema de mentor-aprendiz? Por exemplo, após entrar numa relação mentor-aprendiz, você poderá concluir missões especiais com recompensas (Prata, Caphras etc) dentro de um período de tempo. Na minha opinião, isto poderia criar uma nova tendência no Black Desert.
    R: Um sistema de mentor é algo que discutimos internamente por anos e até alcançamos o estágio de desenvolvimento, mas não conseguimos encontrar uma solução para a possibilidade das recompensas serem abusadas, acabando no descarte do sistema. Embora não seja exatamente um sistema de mentor-aprendiz, nós estamos gerenciando um programa de ajudantes em que muitos aventureiros (que nós agradecemos enormemente) estão agindo como mentores. Nós pensaremos em novas formas de estender este programa para ajudar novos aventureiros a aprender e se ajustarem no jogo.


    P: O que acham de buffs adicionais por jogar junto de outros jogadores em classes diferentes? Algo como uma combinação de classes fornecendo habilidades passivas quando juntos em um grupo. Combinações do tipo poderiam ajudar a diversificar a jogabilidade. E o que acham de tornar possível que membros de um grupo sejam nivelados no AP/DP pela média dos membros do grupo? Isto poderia ajudar novos jogadores a aprenderem o jogo mais rapidamente e entender os pontos de AP/DP melhor. Além disso, daria aos jogadores novatos uma chance de jogarem com amigos em regiões de caça intermediárias.
    R: Isto é algo que nós precisamos responder com cuidado, tendo em vista que é uma visão diferente do nosso rumo de desenvolvimento do jogo. Adicionar habilidades ou buffs para combinações de classe poderia resultar em pressão para usar certas classes caso se tornem necessárias ou inúteis caso seus efeitos sejam insuficientes. Embora compreendemos a importância de possuir várias opções, acreditamos que é mais importante reduzir o estresse/cansaço deste tipo de opção. De maneira similar, é por isso que a maior parte do conteúdo (incluindo regiões de caça) são feitas pensando em jogabilidade solo, não em grupo. Usaremos o seu feedback em conteúdos específicos. Por enquanto, queremos focar em tornar cada uma das classes divertidas individualmente do que conectar classes/personagens diferentes.

    Quanto ao nivelamento do AP/DP em um grupo, isto não funciona com a direção pretendida para o desenvolvimento do jogo. Black Desert é um MMO que esperamos que recompense pelos seus esforços. Ao invés disso, estamos desenvolvendo formas de jogabilidade cooperativa para aventureiros mais fortes ajudarem novatos.


    P: Em batalhas de chefes, ao invés de apenas cercar o chefe e tentar acertá-lo, seria mais divertido se fosse possível derrotar o chefe utilizando estratégicas e táticas de objetivo, como quebrar escudos, destruir totens, cortar caudas etc. Similar ao Garmoth atual, e também o novo chefe elmos da Fenda Negra é bastante divertido.
    R: Isto é algo que nós continuamos recebendo sugestões de vários aventureiros. Nós tentamos não trabalhar demais nas mecânicas dos chefes exceto quando temos um conceito específico em mente, tendo em vista que são adversários pensados para desafiá-los como um grupo. No entanto, talvez você goste de saber que estamos preparando o “Fosso dos Mortos-Vivos”, um novo conceito de arena PvE que enfatiza a importância das táticas/objetivos sobre equipamentos. Nós queremos continuar a adicionar elementos desse tipo, esperamos que você goste.


    P: Em um conceito similar ao do Diário de Aventura do Bartali, vocês poderiam adicionar um livro/diário que você conclui com membros de guilda para receber buffs? Estes livros poderiam ter requisitos de grupos e também de nível de equipamentos (PA+PD) em níveis mais altos, criando eventos PvP e PvE extras, fornecendo buffs extras para os grupos de guildas participantes.
    R: Um Diário de Aventura com membros de guilda ou grupo é algo que ainda não pensamos. Com a vantagem de ser um conteúdo que se faz apenas uma vez, pode ser possível prepararmos uma atividade em grupo do tipo. Levaremos sua sugestão em consideração e vamos tentar desenvolvê-la melhor. Obrigado.


    P: Existem planos de adicionar minigames como aqueles das Ruínas Antigas Kratuga ou Monastério Abandonado em outras regiões? Sinto que esses minigames tornam as regiões de monstros mais dinâmicas e divertidas.
    R: Vamos continuar adicionando esses tipos de elementos extras em regiões de caça, mas precisamos pensar em formas de adicionar minigames que combinam naturalmente com as regiões.


    P: Eu sou do tipo que não costuma fazer qualquer atividade PvP etc, mas jogo Black Desert porque me divirto com as Habilidades de Vida. No entanto, sinto que não existe um conteúdo “end game” para aventureiros que desenvolvem Habilidades de Vida. Aventureiros que jogam PvE/PvP conseguem se divertir buscando “Tesouros” ou batalhas em Guerras de Base, mas aventureiros como eu não tem muito o que fazer. Eu gostaria de perguntar se existem planos para adicionar conteúdos “end game” para as Habilidades de Vida?
    R: Nós não estamos considerando conteúdos “end game” para qualquer mecânica, isto não se limita para certos conteúdos. Em relação ao conteúdo de Vida, nós continuaremos a expandi-lo para aumentar sua profundidade, para que você tenha mais em que se aventurar. Como já anunciamos anteriormente, vamos fazer isso focando no Grand Prix Lua Minguante e depois no Comércio.

    Quanto os “tesouros”, estes também já fazem parte de conteúdos de Vida. Há um peixe estranho que só pode ser pescado por um personagem no mínimo Guru, que é o item que permite a invocação do Vell, mas que infelizmente ninguém conseguiu encontrar ainda. Igualmente para a Alquimia, personagens de nível Guru podem sintetizar um pergaminho de invocação do Kzarka. Nós vamos dar mais algumas pistas ou preparar novos jeitos desses itens receberem mais atenção.
     
    Last edited: Jul 7, 2020
  2. M4rQu1Nh0S

    M4rQu1Nh0S Well-Known Member

    Joined:
    May 6, 2019
    Messages:
    822
    Likes Received:
    570
    Só queria saber: quem foram os cabaços que não aprovaram partidas ranqueadas 1:1 e 3:3? :confused:o_O
     
    mistejjt likes this.
  3. Kinoark

    Kinoark Well-Known Member

    Joined:
    Aug 18, 2017
    Messages:
    1,222
    Likes Received:
    669
    Pode ser que eles não gostaram do sistema de recompensa ou algo do tipo e não do pvp em si, mas tipo se eles retiram os conteudos que aventureiros não aprovam então pq ainda temos a Fenda Brutal? tem algum no mundo que ainda faz isso? Eu acho que nem fazem pela diária de 200 de energia dela.
     
    M4rQu1Nh0S likes this.
  4. Kinoark

    Kinoark Well-Known Member

    Joined:
    Aug 18, 2017
    Messages:
    1,222
    Likes Received:
    669
    Para aqueles que queiram saber como seria o canhão na carroça.
    [​IMG]
    Eu gostaria muito de ver isso no jogo, mas neh.
     
    M4rQu1Nh0S likes this.
  5. Kinoark

    Kinoark Well-Known Member

    Joined:
    Aug 18, 2017
    Messages:
    1,222
    Likes Received:
    669
    O que é esse Grand Prix Lua Minguante? corrida de cavalo?
    Esse peixe do Vell e o pergaminho do Kzarka já existe em todos os servidores ou é exclusivo do KR? ← Isso se não tiver esquecido de tirar do Global Labs.
     
    Last edited: Jul 17, 2020
  6. Defalt1

    Defalt1 New Member

    Joined:
    Jul 24, 2020
    Messages:
    1
    Likes Received:
    0
    dasdasdasd
     

Share This Page