O que seria um conteúdo EndGame para um MMORPG na opinião de vocês?

Discussion in 'Discussão Geral' started by Kinoark, May 6, 2021.

  1. Kinoark

    Kinoark Well-Known Member

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    Eu tinha feito um post querendo saber qual era a expectativa de vocês sobre a Dungeon que está por vir, e acabamos entrando no assunto de conteúdo endgame, por qual motivo a gente upa nossa gear de combate e lifeskill?
    No BDO para aqueles que não são PvP a gente upa a gear de combate para ir nos spots mais fortes para fazer ainda mais silver para upar a gear novamente . . . praticamente é upar gear para grindar num lugar diferente até enjoar (com exceção daqueles que não se enjoam disso), então na opinião de vocês qual seria o conteúdo endgame do BDO alem de grindar mais e fazer node war?
    Na minha opinião para um jogador como eu que não gosta do PvP do BDO pois não gosto de morrer rápido e eu não gosto do suporte da Shai para fazer full DP e ser suporte, então eu acabo indo para o lado totalmente não PvP do jogo, não tem sentido de alcançar uma gear Full V, com Armadura e Armas Boss V ou BS IV com os Acc IV (2x Corrosão) pelo o que eu saiba tu consegue ir em qualquer spot end game (incluindo Olun), então para um jogador PvE a partir desse ponto não teria um motivo para ficar mais forte alem de aumentar o numero do GS, mas é muito frustação e tempo gasto para pouca recompensa (não tem como negar isso)
    Eu quando me acostumei com o BDO meio que já sabia disso então eu fui explorar os outros conteúdos do BDO deixando o grind por ultimo, já que seria o conteúdo que eu ficaria mais tempo fazendo (até enjoar), mas depois de explorar os outros conteúdos eu acabei enjoando indo atrás dos Itens tesouros que eu desejava que são bem úteis para mim que seria o Mapa do Arqueólogo e as Poções de HP e MP, a bussola não é muito útil para mim e o traje só muda aparência e é algo que eu podia ir atrás bem depois, só falta a parte do poção de MP dos Manshaum para eu completar meus itens tesouros mas aquilo. . . vou ver se volto a jogar quando rolar o evento de itens tesouros em outro lugar (está rolando no KR agora).

    Para mim o conteúdo EndGame do BDO é a mesma coisa que fazemos desde quando começamos a jogar, Upar os equipamentos, eu sei que tem que compra mas para aqueles que atingirem a façanha de comprar tudo V não terá mais o que comprar e acaba acumulando silver. Tem as Node War mas como eu disse o BDO não possui a role que eu gosto no PvP (Shai. . . Infelizmente aparentemente a PA não tem experiência em fazer classe suporte).
    Qual a opinião de vocês?

    Off: Sobre a maneira que a PA faz as classe, de não ser baseado na Trindade, é algo que eu gostei muito no PvE, pois se fosse Trindade o Tank e o Support seriam obrigados a ter um DPS para matar os Mobs e vice-versa, ou seja, não daria para avançar no jogo sozinho, mas mesmo para uma pessoa que joga sozinho não vai querer jogar sozinho para sempre, por isso tem os spots em grupo na qual também é bom, só que o problema é que tudo acabou sendo Full DPS e que a PA não quer que outra Role (Tank e Support) seja algo necessário/obrigatório, por isso que quando eles criaram a Shai eles não deixaram as skill de Support dela muito forte (pelo que eu me lembre a PA falou algo bem similar a isso mesmo), e com isso as skill de Support da shai acabou sendo bem ruinzinhas (os buffs são interessantes porem a maneira que são dados, os CDs e outras restrições são ruins na minha opinião), mas eu ouvi falar que pelo jeito em Olun a Shai é uma classe que deve ter na PT (a princípio esta tendo um Meta de classe lá). Eu tenho esperança que saia outra classe suporte na qual não seja necessário também focar no DPS dela quando está grindando em grupo.
     
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  2. Tokones

    Tokones Member

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    Vou deixar PvP de fora, porque embora o combate e gameplay do BDO sejam, na minha opiniao, o melhor que tem atualmente, ainda assim o pvp é meme porque tudo se resume a dar cc, grab, e desync. Então, não consigo nem imaginar uma forma de concertar isso de maneira coerente. Ao menos trazer arenas e ladder ranked iria dar uma moral bem grande pro pvp pra quem curte mesmo com os problemas q tem.

    Falando de PvE, pra mim endgame tem que ter 2 tipos de conteudos: 1 pra solo, e 1 pra grupo.
    O conteudo para o solo que mais me agradou foi uma espécie de conteúdo tipo uma torre infinita q tem no ragnarok e no maplestory2, é algo que gear é relevante, estratégia também, mecanica... Dai poderia ser um esquema de fazer X vezes por semana, da pra por em grupo também...
    Para grupo, tem que ter raid. É isso. Não adianta achar que um mmorpg consegue ter um conteudo "endgame" sem ter raid, isso é inconcebível... Um conteúdo para 10-20 players ou mais, onde eles precisam fazer mecanicas, dar dano, curar, etc... O bdo tem uma quantidade tão grande de atividades, dava pra fazer uma raid gigante cara... Imagina um conteúdo que mescla lifeskill com combate e puzzle, mete uns chefe de caça junto de outros pra combate normal, bota umas madeira foda protegendo algo e tem que ter maestria pra quebrar mais rápido, sei la... É tanta possibilidade ta ligado

    O jogo não ser holy trinity pra mim é intrigante, eu prefiro muito mais que tenha, adoro jogar de tanker, healer, suporte, etc... Mas fazer o que, é algo que nunca vão voltar atras, porque com quase 30 boneco que já existe no jogo, como iriam mudar isso? Tento imaginar se o mago iria virar um Priest ou iriam tirar PA/Cura dele pra ser só mago, imagine o choro que ia ser kkkkkk. Pelo menos um boneco centrado em utilidades ofensivas é algo q da pra encaixar, ter uma especie de sorcerer que da vários debuffs pra facilitar o grind em spot high end iria ser muito bem vindo, provavelmente sem ser broken
     
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  3. Arcannoss

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    Boas guerras, estilo ragnarok/rf online.
     
  4. Defcom

    Defcom Well-Known Member

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    o endgame do jogo, de todo jogo é ficar sem fazer nada na cidade pegando briga com todo mundo no chat.
     
  5. Zhargon

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    Normalmente endgame em um MMO é dungeons e raids, PvP sempre é algo mais esquecido e muitas vezes ignorado devido falta de publico...no caso do BDO o endgame é obviamente encantar o equipamento, oque pra min é um endgame não so fraco como também basicamente fora de alcance...o game em si tem uma barreira incrivelmente alta pra um jogador "normal", na minha opinião eles deveriam reduzir isso pra tornar mais acessivel, não vai adianta adiciona dungeons e sei la o que se o requerimento é 300 AP ou algo que so 0,1% dos jogadores tem, ou atualiza e melhora o game play do PvP se um batata full PEN consegue te da um tapa e te mata independente da habilidade
     
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  6. VioletSkies

    VioletSkies Well-Known Member

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    Pra mim endgame = conteúdo que precisa tanto de gear quanto de mecânica.
    O que me deixa triste no bdo é que tem uns spots "endgame" que na verdade o bixo só burst dano infinito em você e te mata, tu pode ter quase 880GS e ainda vai ser apagado.
    Porém, os spots de Hadum eu acho que foram bons, porque la sim você precisa entender a mecânica, e se entender, consegue grindar, diferentemente de alguns spots de Odilita por aí...
    Mas enfim, pra mim endgame = algo que você quebra a cabeça pra ter um bom desempenho, e não algo que vc precisa de x anos no jogo pra conseguir x de gear pra dar x de dano.
    Queria muito que a dungeonzinha fosse legal, porque assim quem sabe eles trariam mais conteúdos do tipo com nível de dificuldade escalando aos poucos, seria um sonho? Talvez, mas vindo da PA, tenho minhas dúvidas.
     
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  7. Tokones

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    Realmente, eu fico incrédulo que todos os conteúdos do black desert se resumem a "quantidade de PA/DP, e KK/Hora", nada sai dessa formula ai.... Agora com hadun eles COMEÇARAM a entender que tem que ter uma mecanicazinha, mas a maioria ainda é muito simples e vc entende rápido e vira monotono denovo...
    Ta faltando mesmo algo que seja dependente de habilidade, raciocinio, cooperação... E não gear. E eu também duvido pra krl a PA implementar qualquer coisa que seja assim, já to até vendo a dungeon sendo um "spot dentro de uma caverna", pra nos ficar la limpando mob e ggwp
     
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  8. lineux

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    pra mim seria igual Aion, dois caminhos para seguir um PVE e um PVP, com medalhas de honra no qual você ia trocando por sets novos...e fossem lançando temporadas com novos sets e armas, DGS single e multiplayer, mas parece que é impossível fazer isso no BDO, acho que o esquema do jogo desde sua base foi feito pra você gastar dinheiro infinitamente e quando você chega chega em c20 eles continuam a dar um jeito de você gastar pra continuar competitivo, a 3 anos espero algo diferente, mas hoje ao invés de matar 50k de caveiras por semana no santuário hexe igual a 3 anos atrás... e brigar por spot, tu faz a mesma coisa no hadum só que com 290+ de AP, então o jogo praticamente é o mesmo que a 3 anos atrás.
     
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  9. Denamie

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    se pelo menos as quests do jogo fossem boas...
     
  10. Denamie

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    acho que o que o mais broxante é a questão da sua progressão no jogo depender de aleatoriedade
    então o jogo se resume a você gastar mt tempo coletando recursos pra jogar tudo na sorte
     
    Last edited: May 11, 2021
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  11. maximuslan

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    EndGame é aquela que me da recompensa no final!
    Que depois de todo o esforço eu me sinta recompensado por ter atingido o patamar que cheguei! Pode ser RAID, PVP, SPOT, etc. O que importa é a RECOMPENSA!
    Algo que a PA não sabe dar aos jogadores!
    eu sempre falo, temos vários conteúdos no jogo, tanto de pvp, quanto de pve, só que ninguém vai, porque simplesmente não vale a pena porque nenhum deles lhe da recompensa! Era só a PA acrescentar a divida recompensa no que já tem, que já teríamos uma grande mudança no jogo...
    O mesmo vale para DG, ela poder ser linda, maravilhosa, mas se não tiver recompensa, dou uma semana e ninguém mais vai querer ir...
    Eu já desisti disto, e atualmente só compro as coisas!!! :D
     
    Last edited: May 11, 2021
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  12. lineux

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    é esquema já deles não existe recompensa, eles criam uma forma nova de você gastar dinheiro... ''você chegou no CAP''? toma uma arma nova ai pra você refinar do zero, ''acabou os memory frag''? toma aqui na loja de cash tem pacote com memory frag + Artisan + Cron kkkkkkk....ah... ''refinou''? toma dois slots ai pra você tirar os cristais da sua arma e colocar na outra....''ah não tem milhagem pra comprar o extrator''? opa tem na loja de perolas aqui a promoção de extrator leva logo 10... essas DGS já estou até vendo vão colocar salas VIP pra cash....reset de cooldown com cash... entrada impossível de pegar....mas em 1 minuto tu entra com cash...esta ficando meio descarado já. Eu jogo isso aqui desde o NA...e só jogo mesmo porque não saiu um combate igual ou semelhante.
     
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  13. rudsonnunes

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    kkkk funciona desse jeito mesmo. O end game do jogo é holístico vc olha 279 de PA tenho que ir pra 283 para ganha bônus e assim vai olha o PA que vc tem PA que vc precisa e olha o bônus que vc vai ganhar rs... Faz isso ate aparecer uma zebra e seu PA descer pra 122 kkk
     
    Last edited: May 22, 2021
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