O dilema financeiro do Treinamento de Cavalos

Discussion in 'Discussão Geral' started by OPaiPlayer, Apr 6, 2021.

  1. OPaiPlayer

    OPaiPlayer New Member

    Joined:
    Sep 4, 2017
    Messages:
    9
    Likes Received:
    12
    Buenas pessoal, tudo tranquilo? Estou criando este post para discutir sobre essa lifeskill muito mal aproveitada e desvalorizada e tentar fazer um apelo para que alguém na RedFox faça alguma coisa pra melhorar a vida financeira de quem quer ganhar umas pratas com ela.

    Ante de qualquer coisa: alguém certamente vai vir dizer "faz permuta pra ficar bilionário", mas essa é exatamente a questão em foco aqui: não quero fazer o que rende mais pra ficar bilionário, quero que a lifeskill que me agrada seja melhor valorizada para que possa, pelo menos, compensar o tempo de forma mais aceitável financeiramente.​

    Então, contextualizando: eu e minha filha (que está começando no jogo agora) curtimos demais toda a temática de criação de cavalos, procriação e tudo mais... mas há algum tempo (desde a primeira vez que eu joguei BDO e, até onde eu saiba, desde sempre) o sistema de treinamento se manteve estagnado e é, talvez de longe, a atividade de lifeskill menos rentável que existe, e isso se dá principalmente pelo fato de que o próprio jogo não entrega maneiras rentáveis de se conseguir uma boa oferta na venda de um cavalo, seja ela no mercado, seja ela para NPCs.

    Calculando os profits

    Vou dar aqui um exemplo prático: neste momento uma égua T7 nível 28 sem reproduções nem mortes está à venda por 75kk no mercado. Claramente esse valor depende das habilidades que ela possui, quantidade de mortes e reproduções restantes, mas um cavalo desses chegaria, no máximo, aos 80kk (nunca vi nenhum acima desse patamar). Sabem quanto tempo eu demoro para colocar um cavalo T7 no nível 28, usando traje de treinador e acessórios básicos de lifeskill e itens de pérolas pra receber o máximo de bônus de XP possível para o cavalo, além da Tala Manos e tudo mais? Cerca de 30h correndo AFK. Sabem quantos cavalos eu teria que nivelar e vender por estes 75kk para repor o investimento considerando o valor dos itens da loja? Uns 4. Ou seja: 5 dias ininterruptamente correndo com cavalos para upar e conseguir repor meu investimento de 375kk em equipamentos. Isso sem considerar o investimento de tempo e prata anteriores para obter os 4 cavalos T7 com procriação ou comprando eles de outros jogadores no mercado.
    [​IMG]
    Esse esquema acima é o mínimo de cruzamentos necessários a partir de T5 capturados na natureza necessários para se obter um T8.

    Então eu precisaria capturar cinco T5, nivelá-los até o 26 e fazer as cruzas. Com sorte (33% de chance em cada cruza) eu obteria três T6 e, com mais sorte ainda (27%), dois T7 e, com 31% de chance na cruza, sair um T8. Sabem qual é a probabilidade de isso dar certo por causa dos RNG? Estatisticamente falando é de 0,983%. Sabe quanto tempo demoraria, somando os tempo de nivelamento médio dos cavalos e cruzamentos? 363 horas, convertido isso dá 15 dias e algumas horas. Sabe quanto a venda de todos os cavalos renderia, na melhor das hipóteses? Menos de 600kk.

    Pra vias comparativas sobre o quão ridícula é essa conta: eu, com uma Guardiã mal equipada com Oasis e 220 de PA, consigo por hora 25kk matando Polly e vendendo o lixo, fora Caphras e outras coisas que caem e podem ir pro Mercado. Então estamos falando de no máximo 20h de farm de absoluto lixo para obter a mesma quantidade de prata que se obteria com o equivalente à mais de duas semanas de trabalho que depende de RNG para acontecer. Tem algum sentido isso?

    Outra coisa: cavalos Lendários valendo a partir de 10Bi estão muito baratos se considerar o trabalho que dá fazer um. O fato de raramente se encontram bons Lendários à venda no mercado também é algo à se salientar, já a maioria que está lá não tem alguma habilidade importante e vai depender de P2W pra trocar habilidades e deixá-las com 100%. Então ganhar dinheiro criando Lendários é, também, inviável, já que você vai demorar sabe-se lá quanto tempo pra conseguir um T8 Corcel e, depois, tentar diversas vezes o treinamento até ele virar o Lendário para vender ele e conseguir a mesma prata que alguém de barco faz com Permuta em 1/5 do tempo.

    Comparação com outras profissões

    Agora peguemos a Permuta, a mais nova forma de fazer dinheiro: um amigo meu que começou há uma semana investiu um dia ou dois fazendo missões vendeu tudo que podia no leilão pra investir em barco/acessórios e hoje consegue, em um dia, fazer facilmente 1 bilhão só trocando coisas com NPCs. Sabe quanto tempo eu preciso, com Treinamento, para fazer 1 bilhão vendendo cavalos T7? Mais de duas semanas! Isso se os cavalos que eu colocar à venda forem realmente vendidos e, de novo, sem considerar os custos anteriores para conseguir criar todos esses cavalos.

    Vamos desconsiderar a permuta, vamos pegar uma atividade mais "raiz": com Comércio um amigo meu fazia, por semana, cerca de 1Bi vendendo caixas entre Grana e Arehaza sem ter praticamente trabalho nenhum além de alimentar os trabalhadores dos nodes e das oficinas, ou seja: ele investia, efetivamente falando, quatro horas de trabalho dele por semana para faturar isso. Dado o fato de que ele tinha uma estrutura considerável de trabalhadores e interligação de nodes e cidades, ele claramente não conseguiu essa lucratividade da noite pro dia. Mas se considerarmos que um criador de cavalos não possui um crescimento exponencial de população equina nos estábulos, pelo contrário, ele precisa de três cavalos matrizes, um macho e duas fêmeas, para criar no máximo um total de sete onde apenas quatro terão alguma chance de ser de um tier igual ou superior (se tiver muita sorte) e, no fim, vai ter que se desfazer de todos eles para lucrar, ficando com nenhum cavalo e tendo que começar de novo capturando cavalos T5 na natureza, upando e etc e etc. Matematicamente falando: demoraria, na melhor das hipóteses, duas semanas para capturar os T5, correr e upar, cruzar e ter matrizes de T6 e T7 suficientes para tentar conseguir um único T8 que vai ser vendido no mercado por 160kk. O profit disso é ridiculamente baixo.

    Solução?

    Pelo meu ponto de vista existem duas formas de se resolver essa situação:

    No primeiro cenário se reduziria drasticamente a quantidade de tempo AFK correndo para um cavalo atingir o nível 30 ou se aumentaria exponencialmente a quantidade de bônus de experiência para o cavalo dos trajes de treino de loja, assim o tempo entre a captura de uma "leva" de T5 e a obtenção de um T8 cairia para uma questão de dias, e não de semanas.

    Contras: pode criar um P2W mais agressivo do que o que já existe, o que não seria muito saudável e nem justo, já que Comércio e Permuta não dependem diretamente de itens de pérola para terem um rendimento aceitável.

    No segundo cenário, este que eu acredito ser o mais correto, se inflacionariam os valores dos cavalos de Tiers mais altos a partir do T7 para compensar o tempo de leveling onde um T7 nível 30 valeria, no Mercado do Cavalo, pelo menos 1Bi e os T8 pelo menos 5Bi, ambos com valores equivalentes de venda proporcionais nos NPCs de entrega imperial, o que não é um exagero para um cavalo que se demoraria pelo menos cinco dias para obter dado o tempo de leveling e procriação dos T5 e T6 antecedentes dele.

    Alguém pode vir dizer agora que "isso encareceria demais os cavalos e os jogadores novatos não conseguiriam obter bons cavalos no início", o que é parcialmente verdade, mas convenhamos: quem está começando no jogo deveria começar por baixo, aprendendo à dar valor às coisas importantes como bons cavalos, e não conseguir comprar um bom T8 vendendo lixo uma semana depois de começar à jogar.
    Conclusão

    Espero sinceramente que a comunidade, como um todo, leia isto tudo e dê um apoio para a situação. O Black Desert é um jogo extraordinário e seria perfeito se certas lifeskills não fossem segregadas da mesma forma que o Treinamento é.
     
    sircrowley, Damathryx, Gacius and 6 others like this.
  2. JJgames

    JJgames Active Member

    Joined:
    Dec 9, 2018
    Messages:
    171
    Likes Received:
    153
    Vamos lá, tem duas coisas no seu ponto que eu concordo
    1- Treinamento é extremamente p2w se for entrar nessa de vender cavalo no mercado
    2- o tempo de upar os cavalos de tier alto poderia ser um pouco menor, visto que o retorno é pouco se não conseguir boas skills.
    Agora vamos falar das coisas que eu não concordo
    1- inflacionar o preço dos cavalos: Então né, atualmente JÁ ESTAMOS com mais oferta que demanda no mercado de cavalo, mas nunca que se pagaria mais de 1bi em um cavalo que são seja corcel, muito menos 5bi. E os lendários ficam como? Ok que fazer um lendário envolve muito RNG, mas em média é mais caro vc tentar fazer um lendário, upar ele e gastar umas pérolas com cupom de habilidade do que simplesmente escolher um lendário ok do mercado e comprar.
    2- comparação entre profissão: Treinamento é uma life skill AFK, vc deixa treinando quando vai fazer algo que demanda tempo IRL. Você comparou ela com permuta que é semi afk (vc tem que checar o pc de tempos em tempos) e comércio que além de precisar de muito CP (que também é dinheiro) ela funciona a todo momento, inclusive jogando o jogo. A única comparação que é justa de se fazer com treinamento é a pesca, pois bate nas mesmas características do treino e se vc analisar ela também não esta das melhores life skills não, mas isso é outro tópico.
    3- seu calculo de profit: Eu não faço treino, é uma das únicas profissões que eu simplesmente não gosto, upei ela só pra fazer um Doom descente e toda minha informação agora provem de terceiros e minha experiência do jogo ->
    Ao meu ver só tem duas maneiras de lucrar com treino de maneira eficiente, uma p2w e outra f2p
    p2w: Comprar os cupons de troca de habilidade de cavalo e usar eles de maneira sábia nos t8 para que eles virem corcel, ai sim vc tem cavalos que valem mais de 1bi
    f2w: treina t5 até o nível 10 acho eu, vende na imperial e com os selos tenta os cristais víboras, é mais RNG mas com o preço deles do mercado vc pode lucrar bastante se pegar algum JIN

    Conclusão, não concordo com a maior parte das mudanças que vc sugeriu, mas concordo com vc que as opções de coisas para se fazer no tempo totalmente AFK (permuta e comércio não contam) estão bem fracas no cenário atual. Você citou o treino, mas a pesca e certos tipos de processos também estão fracos por X e N motivos diferentes. Mas fazer oq? isso acontece sempre em MMORPGs que tem sistema de mercado, preços variam e qualquer buff agora pode quebrar o mercado futuramente, por isso a PA tem que tomar muito cuidado nos palitos que estão mexendo.
    Não digo que nada deve ser feito, mas é importante saber como fazer e mesmo a PA não acertando sempre ela pelo menos não costuma ferrar com tudo
     
  3. Thyavs

    Thyavs New Member

    Joined:
    Mar 21, 2020
    Messages:
    11
    Likes Received:
    9
    "um amigo meu que começou há uma semana investiu um dia ou dois fazendo missões vendeu tudo que podia no leilão pra investir em barco/acessórios e hoje consegue, em um dia, fazer facilmente 1 bilhão só trocando coisas com NPCs."

    deve ser verdade, confia.
     
    DragaoVerde likes this.
  4. DragaoVerde

    DragaoVerde New Member

    Joined:
    Aug 8, 2019
    Messages:
    19
    Likes Received:
    9
    Se o cara "faz 1bi em uma semana", ele já teria uma carraca, no mínimo kkkkkkk
    E estaria com pacote econômico para ter mais reset do barter rs

    Os limites de reset são meio chatos, principalmente no começo das trocas porque tem poucas rotas
     

Share This Page