Guia do último boss de Sikarakia

Discussion in 'Discussão Geral' started by JJgames, Oct 15, 2021.

Tags:
  1. JJgames

    JJgames Active Member

    Joined:
    Dec 9, 2018
    Messages:
    200
    Likes Received:
    224
    Eu achava que precisava fazer um guia APENAS do último boss de Sikarakia Sentirutos do Rancor. Vou pular todos os puzzles, quest, elites e boss anteriores e falar do estraga amizades que demorou mais de 30h após o lançamento mundial para ser morto no modo normal.
    [​IMG]
    Saiba com oq esta lidando
    Antes de começar a falar sobre o boss, saiba que ele é extremamente difícil, mesmo no modo normal. Não precisa apenas conhecer as mecânicas como ter um team work muito bom com a sua equipe, diferente de baahmachia não é possível carregar ninguém nessa dg e o mínimo erro pode e vai causar a morte da party inteira. Evite brigar com o amiguinho, siga as mecânicas certinho, ajude seus companheiros e tenha muita paciência, não espere matar o boss no primeiro dia indo fazer ele.
    Sikarakia é de longe o conteúdo em grupo mais difícil de todo o Black Desert e eu tenho convicção que vai continuar sendo por um bom tempo, a PA não pegou leve quando criou as mecânicas dele, mas tenho que admitir que ele é muito divertido. Como um pessoa no "end game" eu já estava ficando desanimado por não existir nenhum conteúdo que eu não consiga fazer, então essa nova dungeon foi muito boa para me deixar animado com o jogo novamente. É uma luta fazer esse boss, mas a sensação ao matar ele pela primeira vez é impagável, sem dúvida é um conteúdo que recomendaria fazer pela experiência.

    Sala do boss
    Chegando no boss, você vai encontrar as seguintes coisas: 6 "fatias" dividindo a sala, duas torres no extremo norte e sul da sala, um dispositivo para regular o dano que o boss causa e recebe e o seu grande amiguinho Sentirutos te esperando em volta de um pilar :)

    6 fatias:
    Com a sala dividida em 6 partes, além de usar isso para realizar parte das mecânicas é recomendado cada player ficar em 1 fatia mesmo sem estiver ocorrendo alguma mecânica que obriga a se dividir, a razão disso é principalmente as prisões que ocasionalmente aparecem em cima dos players e para ter uma visão ampla de toda a sala, podendo agir para qualquer ocasião
    Torres de proteção: Essas torres de proteção são usadas em momentos que o boss realiza um determinado ataque e nas mecânicas dos símbolos, vale ressaltar que de vez em quando raios de energia que causam dano ficam na parte de trás da pilastra, esses raios não acontecem quando a torre é necessária e são apenas para evitar do player de fugir para ela por ser uma "safe zone"
    Regular o dano do boss: No lado oposto após entrar na sala do boss tem um dispositivo jogando um raio de energia para a pilastra em que o boss fica, esse dispositivo regula o dano que o boss recebe e da em 4 níveis, podendo ser mudado a qualquer momento por qualquer membro da dg que pisar nos quadrados ao redor do dispositivo
    Nível 1 (I): O boss da pouco dano, mas fica extremamente mais resistente, não recomendo deixar nesse nível a menos que seja extremamente necessário
    Nível 2 (II): Coloque nesse se a média de dp da pt seja relativamente baixa (<340 modo normal), altere para o nível 3 se sentir que as coisas estão indo bem
    Nível 3(III): Recomendado quando já se sentir totalmente acostumado com o ataque do boss, e a pt tiver defesa para não morrer facilmente
    Nível 4(IIII): Se for bem overgear e estiver fazendo na normal o nível 4 pode ser uma opção, mas mesmo assim não recomendo e não ouse botar se estiver fazendo em Elvia xD.

    Ataques padrão do boss
    Antes de entrar nos ataques do boss em si, é preciso dizer que ele não toma NENHUM debuff, ou seja, redução de defesa, dano e evasão são totalmente inúteis contra ele, caso queira realmente matar esse desgraçado, mude seus add-ons e coloque mais buffs de resistência e recuperação de HP.

    Os ataques do boss são na sua grande maioria bem tranquilos desde que você respeite o limite da sua pt e defina o nível do boss relativo a isso, mas ainda sim é necessário falar de dois ataques específicos do boss.
    Puxão + AoE mortal: De vez em quando o boss vai entrar no chão e desaparecer, logo quando ele iniciar essa animação TODA a pt vai ser puxada para 3 cantos pré definidos, o campo que vc vai ser puxado é o que estiver mais perto. Após o puxão, toda a pt tem que escolher uma das duas pilastras do canto norte e sul da sala e ficar atrás dela, depois de um tempo um stun em área vai ocorrer (da para usar SA) e o boss vai fazer um golpe que da Insta kill em todos que não se protegeram atrás de uma das pilastras.

    Sai da pilastra, volta = AoE: Em um determinado momento o boss vai sair da sua pilastra e se rastejar sobre o chão, após isso ele vai dar um golpe em área poderoso. Na minha opinião esse é um dos golples mais complicados por 2 motivos:
    1- O movimento do boss muitas vezes passa despercebido e por ser um dos ataques padrões, ele pode ocorrer junto com certas mecanicas do boss e se sua defesa não for realmente boa tem grandes chances de morrer ao pegar o dano completo
    2- o golpe em área é difícil de se lidar dependendo da classe que joga, o primeiro hit do seu AoE vai pegar na sua Guarda frontal, mas a menos que a sua classe tenha uma Super Armadura junto com o Block Frontal você será stunado logo após o segundo hit e pegar todo o resto do dano. No geral, a maior parte das classes que não tem um block com super armadura tem um recurso ou outro para sair vivo como o pesadelo da feiticeira, a forma de sereia na corsária, cambalhota pro lado da arqueira, etc. Caso sua classe não tenha uma maneira de se manter em IF por um período mediano de tempo e o ataque esteja te matando mesmo bloqueando a primeira skill, considere reduzir o nível do boss ou chamar um mago/bruxa para soltar uma área protegida (PA) logo antes do golpe.
    Prisões e Cubos
    Cubos: Pouco depois da batalha contra o boss começar, cubos com raios em volta vão começar a aparecer, esses cubos dão uma quantidade considerável de dano se entrar em seus limites. Junto com os cubos, esferas de luz começam aparecer pela área toda e caminham em direção ao cubo flutuante. Quando uma esfera de luz chega ao cubo aumenta as chances de aparecer prisões e/ou o dano que o cubo causa ao seu redor. Atravesse por completo a esfera para fazer ela desaparecer, simplesmente "pegar" ou passar por ela não vai faze-la desaparecer, é preciso obstruir a passagem entre ela é o cubo. Uma dica é: como todos os membros vão buscar estar em suas determinadas "fatias", fique sempre com a visão de boss ligada e olhe para o lado oposto da sala, assim que ver alguma esfera de luz avise para seu membro de equipe sobre a luz e olhe para trás, pois muito provavelmente vai ter outra luz nas suas costas em um ponto cego.
    Prisões: Potencial conteúdo mais irritante de toda a dungeon, essas prisões ocasionalmente aparecem escolhendo como target um membro da party, um cubo vai aparecer em cima da cabeça de um player aleatório e tentar causar um stun infinito em todos os players que caírem nele. Uma vez preso só é possível sair com ajuda exterior de outro membro da equipe (pets do mago/bruxa e domadora também podem quebrar a prisão).
    Super Armadura te faz resistir do stun, então se ver que uma prisão vai começar a aparecer na sua cabeça, rotacione super armadura e saia da prisão enquanto pode. Mesmo após conseguir escapar dela, lembre de destrui-la para que nenhum outro membro fique preso nela e tente pegar o máximo de luzes de energia para impedir que mais delas apareçam por todo lado.
    Essas prisões podem e vão causar o fim de muitas tentativas, então tome o máximo de cuidado com elas. Uma vez dentro dela, faça toda a sua equipe entender que você esta preso para que alguém venha te ajudar, tem muita coisa acontecendo em simultâneo, então certifique que a informação seja passada.

    Mecânicas do boss
    1º - Peixes brilhantes

    A primeira mecânica é ativada quando o boss chega em 90% do HP.
    6 peixes dão spawn na sala, 1 em cada "fatia", ao nascer o peixe pode dar um leve brilho, se esse for o caso vc deve mata-lo antes que chegue ao boss. Em toda ocasião 5 peixes vão brilhar e 1 não vai brilhar, todos os membros da pt devem estar em uma fatia e matar o seu peixe caso brilhe ou correr para a fatia que ficou sem nenhum membro e matar o peixe daquela fatia.
    Se todos fizeram certo, o peixe que sobrou vai caminhar até o boss e sua animação de morte vai ser ele caindo no chão, se o peixe que caminhou até o boss der uma animação de morte como se ele estivesse sendo absorvido pelo o boss é porque a mecânica falhou e o boss vai fazer um ataque em área varrendo a party.
    Mesmo falhando essa mecânica, ainda tem como continuar a dungeon pois o AoE desse ataque do boss não atravessa o V (fuga de emergência). Caso todos os membros tenham V é possivel usar no segundo depois da mensagem de vitória do boss aparecer "Ótimo! É um design perfeito! Dessa vez é a minha vitória , Baah! HAHAHA!". Se todos os membros acertarem o time ninguém morrera e poderão seguir para a próxima mecânica. Recomendo só usar esse método quando todos os membros da equipe tenham V, os peixes brilhantes são a primeira mecânica e ainda tem muitas outras pela frente, quanto mais membros melhor.
    Exemplo de mecânica bem sucedida:

    Exemplo de mecânica mal sucedida:


    Essa mecânica apresenta outro problema bem sério, as vezes por razoes ainda desconhecidas o peixe não vai apresentar o seu brilho mesmo quando deveria. Eu e a minha party sofremos bastante com isso pois isso dificultava bastante saber qual peixe realmente tinha brilhado, em determinado momento eu redefini minhas configurações do 0 e consegui ver o brilho do peixe normalmente, mas depois de um tempo na mesma dungeon eu parei de ver novamente (mesmo quando era o peixe certo).
    Estou deixando esse ponto avisado pois pode acontecer de quando forem se comunicar de qual peixe brilhou e não brilhou pode ter mais de uma pessoa avisando que o seu peixe não tinha brilhado. Essas coisas acontecem, então escolha um dos dois peixes que não brilharam e mate-o, se hesitar em fazer alguma ação tem mais chance de falhar do que agir.

    2º - Lulas

    A segunda mecânica é ativa quando o boss chega a 80% do HP
    6 lulas vão dar spawn na sala em dois grupos de 3 e em cada grupo de 3 uma lula vai estar brilhando, ao mesmo tempo "torres de energia" vão aparecer na
    intercessão de cada fatia, elas estarão enviando energia para o boss.
    Para realizar com sucesso essa mecânica é necessário matar uma das lulas duas lulas brilhantes ao redor da sala, pegar o seu drop e localizar a torre de energia que estará enviando a "energia mais forte" (ou apenas brilhando mais se quiser chamar assim), após a localização, coloque o drop que pegou da lula brilhando na fonte de onde a energia esta saindo para finalizar a mecânica

    Estratégia:
    Separe a party, defina uma ou duas pessoas para procurar ao redor da sala e identificar qual é a torre de energia mais forte e os outros membros se juntam em uma das 2 lulas brilhantes

    Quem for procurar a torre: A torre mais brilhante é bem sutil comparada as demais, mas acredite em mim ela existe. Para melhor visualização da torre é recomendada a pessoa que for fazer ter o seu jogo em um gráfico alto pois os efeitos são mais
    visíveis, abaixar o gama e aumentar o contraste do jogo, assim vc vai identificar com muito mais facilidade a torre mais forte, após isso pinge e sinalize a sua equipe qual é essa torre.

    Quem for matar as lulas: Sempre serão 2 trio de lulas com uma lula brilhante em cada uma, não divida a party para matar as duas lulas, só é necessário 1 dispositivo que dropa da lula, então defina uma pessoa do grupo que for matar para pingar e chamar todo o resto no momento em que ver um grupo de lulas aparecendo. Escolha também o membro da equipe que vai pegar o drop, pois a instalação demora um tempo e você fica suscetível a dano enquanto instala, o membro escolhido deve resistir bem a danos e de preferencia não ser um mago/bruxa/shai pois eles podem servir para curar a pessoa que vai instalar. A instalação deve ser feito na FONTE em que a energia sai e não nas suas linhas de energia. Além disso, mesmo que seja recomendado pessoas perto para ajudar a pessoa que esta fazendo a instalação, não fique exatamente em cima dela pois prisões podem e vão ocorrer nessa fase e se a pessoa instalando cair em uma a animação será cancelada e o item será perdido, causando a falha.
    Exemplo da mecânica bem sucedida:


    3º - Cores

    A terceira mecânica aparece uma vez quando o boss chegar a 70% do HP e mais uma outra vez entre 30-40%
    A indicação de que essa fase vai começar é quando o boss libera um pulso de luz colorido que não causa dano, quando ocorrer isso, se preparem.
    São 4 cores: amarelo, branco, vermelho e azul
    PS:O BDO Foundry(site que fez o primeiro guia da dungeon) consta a existência da cor verde, tanto no modo normal como no de elvia eu não cheguei ver essa cor, acredito que seja erro

    Na parte superior das paredes da dungeon vão estar símbolos correspondentes a essas 4 cores e nas paredes vão estar saindo efeitos das suas mesmas respectivas cores, ao mesmo momento as linhas de intersecção das "fatias" vão começar a soltar luzes respectivamente as essas 4 cores, após essas luzes pararem a party vai ter que correr para a parede correspondente a luz que mais piscou e encostar nela até pegar um buff com o ícone da cor escolhida, um escudo dessa cor vai ficar ao redor do personagem e logo depois o boss vai fazer um ataque em área com o efeito da cor que mais piscou, matando todos que não pegaram o escudo da cor.

    Estratégia:
    Não tente contar todas, divida a sua party, o boss continua fazendo seus ataques padrões enquanto as cores estão em andamento e também continua receptível a dano, então não pare de fazer DPS no boss só porque a mecânica esta em andamento.
    4 membros escolham uma cor distinta para cuidar e só conte a sua cor escolhida, quando a contagem passar de 3 já comece contar em voz alta para deixar o resto dos membros cientes da situação, já vi a cor que mais piscou ir até 7, mas na maior parte dos casos as cores param de piscar quando atingem 4 ou 5.
    Todos fiquem atentos, chegando no final das cores pode ter duas ou três pessoas com contagem entre 3 e 4, viu que as cores pararam corram para a parede da cor que mais piscou, no momento que pegarem o buff já podem sair e voltar a bater no boss pois o buff dura bastante.
    Lembrando que para essa mecânica os mortos também contam, se morreu em mecânica passada coloque no modo espectador e conte a sua cor que foi pré-estabelecida
    Exemplo de mecânica bem sucedida:


    4º - Símbolos

    A quarta mecânica do boss ocorre quando o boss chega a 50% do HP
    Nas duas pilastras dos extremos norte e sul da sala vão aparecer símbolos
    Os símbolos são: Seta, Triangulo e oito (->, Δ e 8 mais ou menos assim kkkk)

    No momento em que a mecânica começar, as duas pilastras vão exibir um símbolo nelas e em cada "fatia" vai ter 1 símbolo. Os players tem que ficar em cima dos símbolos correspondentes ao símbolos das pilastras (os símbolos nas pilastras podem ser os mesmos e os símbolos do chão dão dano).
    Esse evento vai ocorrer 3 vezes em sequencia, uma vez que a party conseguir acertar o jogo ficando nos símbolos certos 2 vezes o boss entra em modo de recarga e a mecânica é completa

    Essa é na minha opinião a mecânica mais difícil, por acontecer quando o boss esta com 50% da vida é normal que tenha apenas 2-3 pessoas vivas, oq torna muito difícil e dependendo do RNG até impossível de completar, então foco total

    Estratégia:
    Separe a party, escolha dois membros para ficar perto de cada pilastra e assim que os símbolos aparecerem essas pessoas devem repassar o símbolo para a party e subir em cima dos mesmos.
    Fiquem o mais espalhados possível para cobrir todos os símbolos da sala, uma vez que já estiver em um símbolo e tiver outro símbolo escolhido perto de você, não saia do seu e peça para outro membro subir em cima dele.
    *sem vídeo dessa mecânica por enquanto também...*

    5º - Escorpião

    Essa mecânica vai ocorre quando o boss chega em 30% da vida e em 10%
    Dois escorpiões vão aparecer na sala, assim que ele ficar com 50% da vida ele é destruído
    Não precisa fazer como os escorpiões de fora do boss final, apenas bata nas costas dele até ele chegar em 50% da vida e morrer

    Estratégia:
    Divida a pt em dois grupos, no momento em que os escorpiões nascerem cada grupo vai lidar com o seu respectivo escorpião, uma vez feito, já podem voltar a bater no boss que a mecânica foi feita
    Exemplo de mecânica bem sucedida:


    6º - Bobinas

    Essa mecânica ocorre quando o boss chega em 20% da vida e em 5%
    algumas "bobinas de luz" vão aparecer ao redor da sala, destrua elas antes de continuar a bater no boss (o número de bobinas muda de acordo com a dificuldade)

    Essa mecânica não tem muito segredo, as bobinas tem bem pouca vida, apenas fique atendo na vida do boss para destruir elas assim que elas nascerem
    Exemplo de mecânica bem sucedida:


    Último estágio

    Quando o boss fica entre 15% - 10% da vida ele entra no seu estado final
    Mobs vão começar a nascer ao redor de toda a sala, mas não se preocupe com eles pois eles causam pouco dano
    A mecânica dos escorpiões e das bobinas vão aparecer mais uma vez.
    Escorpião final:

    Bobina final:



    Nota final
    Primeiramente, eu espero que esse guia ajuda a quem for tentar matar esse boss, ele é realmente muito difícil, mas muito divertido de se fazer.
    Aproveitem que esta tendo evento de pegar a mobília dele para colocar na casa ^^
    [​IMG]

    [​IMG]

    Se tiverem qualquer dúvida em relação a dungeon ou algum erro no guia, por favor me diga para esclarecer.
    Ah, e boa sorte para quem for tentar
     
    Last edited: Oct 22, 2021
    Shinrou, tombolho, Merkraad and 3 others like this.
  2. JJgames

    JJgames Active Member

    Joined:
    Dec 9, 2018
    Messages:
    200
    Likes Received:
    224
    Post atualizado com as três primeira mecânicas dos boss, eventualmente atualizo com as três que faltam
     
    Shinrou likes this.
  3. Gamaguyy

    Gamaguyy New Member

    Joined:
    Sep 4, 2019
    Messages:
    2
    Likes Received:
    1
    Rep+
     
    JJgames likes this.
  4. JJgames

    JJgames Active Member

    Joined:
    Dec 9, 2018
    Messages:
    200
    Likes Received:
    224
    Post finalizado com todas as mecânicas que faltavam, boa sorte para quem for fazer o boss agora ^^
     
    Shinrou and Merkraad like this.
  5. Merkraad

    Merkraad Well-Known Member

    Joined:
    May 2, 2017
    Messages:
    761
    Likes Received:
    377
    Valeu JJ, me carregaaaa kkk não fiz a dungeon ainda >.>
     
    JJgames likes this.
  6. JJgames

    JJgames Active Member

    Joined:
    Dec 9, 2018
    Messages:
    200
    Likes Received:
    224
    Manda o discord ai, talvez hj eu faça dnv pra ajudar uma pessoa ai te chamo
     

Share This Page