[FAQ] Black Desert Online (não oficial)

Discussion in 'Guias e Dicas' started by SakushiMei, Apr 12, 2017.

  1. SakushiMei

    SakushiMei Member

    Joined:
    Apr 4, 2017
    Messages:
    75
    Likes Received:
    129
    Eu vi algumas perguntas repetidas e resolvi fazer um FAQ pra galerinha. Vou fazendo os updates conforme forem saindo mais informações.
    ---
    Data de Lançamento: Ainda não anunciada.
    Data do CBT: Ainda não anunciada.
    Localização Física do Servidor: Ainda não anunciada.
    Preço do Jogo: Ainda não anunciado.
    Quantidade de Servidores: Será apenas um servidor para toda a américa latina, com vários canais.
    Minha conta foi bloqueada no forum! O que fazer? Resete a sua senha.

    Parte 1

    P: Quais são as classes (personagens) que estarão disponíveis no lançamento?
    R: Apenas quatro classes foram confirmadas no lançamento: Guerreiro (Warrior), Caçadora (Ranger), Feiticeira (Sorcerer) e Gigante (Berserker). Pela ordem de lançamento das classes no servidor coreano (que não foi seguida pelos outros servidores), as próximas classes a sair seriam o espadachin: musa (tradução não definida, basicamente espadachim coreano) e tamer. Há a possibilidade de saírem wizard, witch e valkyrie (porque foram lançadas inicialmente no servidor NA), bem como a maehwa (espadachim versão feminina) - Obrigada @chocotonefan e @Kitsune pela correção

    P: Quais serão as melhores classes no jogo?
    R: Não há uma "melhor" classe no jogo. Há classes que são excepcionais em PvE, outras em PvP separado e outras em PvP em grupo. Os desenvolvedores querem manter o máximo possível de balanceamento entre as classes, então por mais que a classe mais nova esteja relativamente mais forte que as outras atualmente, os nerfs já foram confirmados.

    As classes de magos e ranger (caçadora) são ótimas classes para PvE e PvP em alta escala devido ao alcance alto, mas sofrem um pouco em PvP de pequena escala (a caçadora até tem como fugir um pouco, mas o wizard e witch não tem mobilidade). Já a sorcerer (feiticeira) é ótima em PvP de pequena escala, mas sofre um pouco em farm (se você não souber fazer) e alta escala. Berserker (gigante) é fácil de farmar em PvE, tem bastante mobilidade, dano OK, e é tanky. Ninja e Kunoichi tem uma mobilidade okay, dano alto e também farmam bem em PvE. Warriors (guerreiros) e valkyries (valquíria? guerreira?) não tem muita mobilidade, sendo que guerreiros sofrem um pouco com farm enquanto valkyries farmam bem - dependem de escudo e block. Ambos os espadachins ("blader e plum", "musa e maehwa", "espadachin e espadachina", "yasuo e fiora", sei lá qual será a tradução) tem uma mobilidade muito alta, um PvE relativamente bom e um PvP bom também (pequena escala). Tamer tem uma mobilidade fraca, um PvE "diferente" e um PvP diferente também (pequena escala). A cavaleira negra ainda está sob review (e vem nerfs por aí também), então sem muitos comentários.

    TL;DR: Todos os personagens são bons em sentidos diferentes. Os espadachins são bons no PvP, mas para você ser bom, precisa utilizar o timing da maneira correta. Enquanto isso, para jogar com a feiticeira (que é complexa), você precisa saber lidar com os recursos dela e fazer os combos corretos. Se você está pensando em qual classe jogar, sugiro jogar com a classe que mais pareça legal pra você.

    P: Como funciona esse negócio de nome de família e nome de personagem?
    R: Todo servidor que você quiser criar um personagem, você terá que colocar um nome de família. Esse nome valerá para todos os personagens do servidor e irá aparecer em cima do nome do seu personagem individual.

    P: Haverá trade no jogo?
    R: Acredito que não haverá trade no jogo, embora no forum espanhol estejam fazendo uma votação e metade da população de lá quer que o trade seja liberado. O motivo do trade não está liberado é porque isso facilita a interação dos bots com os players, facilita a interação dos vendedores de silver/gold e também faz com que players que fiquem muito mais fortes consigam se ajudar nas guilds maiores, o que traz um grande problema para a população que é mais fraca. Há, também, o fato de você poder jogar com mais de uma conta (o jogo tem muitas mecânicas para pessoas que ficam AFK), então seria possível jogar com 4 ou 5 contas e fazer mais de 10 milhões de silver por hora afk (isso sem eventos). Claro, com o trade é possível ajudar o amiguinho casual que não joga, mas embora eu goste muito de jogar com algumas pessoas e ajudá-las, acredito que ter o trade habilitado iria deixar a situação do servidor bem complicada.

    P: Você precisa fazer quests para upar no jogo?
    R: Não*. Poucas são as quests que dão experiência. A maior parte das quests dá alguns pontos de contribuição para você utilizar no sistema de nodos. Outras quests dão pequenos espaços de inventário, outras ainda dão pontos de habilidade e outras dão experiência em "life skills" (habilidades de vida não fica legal, né?).

    * a única vez que uma quest irá impossibilitar o seu desenvolvimento é a quest do black spirit, que se não forem feitas as quests principais, ele irá bloquear do level 49 até o level 50 - a soft cap.

    P: Como funciona o sistema de leveling?
    R: Você bate nos mobs, eles morrem, você ganha experiência. Até o level 50 você ganha uma quantidade boa de experiência, depois disso acaba diminuindo. Batendo e ganhando experiência você também ganha skill points para gastar nas suas habilidades. A maior parte das habilidades no jogo contém níveis, onde cada nível aumenta, por exemplo, o dano ou a quantidade de vezes que a skill solta o dano. Até onde eu sei, o soft cap de skill points fica entre 500 skill points (os que vem de quest não contam). Após o level 50, a quantidade de experiência e skill points que você ganha diminui bastante.

    P: Se eu errar a minha build de habilidades, posso resetar depois?
    R: Depende. A empresa não confirmou o cash shop, mas provavelmente haverá um item de conveniência que deixa você resetar a sua build. Além disso, no despertar das classes (awakening), você ganhará um item para resetar as suas habilidades.

    P: Tá, o que é o despertar (awakening)?
    R: Todas as classes no servidor coreano, a partir do level 56, ganham um tipo de "evolução da classe" - em que ganham um tipo novo de arma e novas habilidades. Todas as habilidades foram feitas para "diminuir as fraquezas da classe" e, de maneira geral, as habilidades são muito mais fortes que a da classe base. A caçadora, que começa de arco e flexa, joga com a adaga (que já tinha) e com uma pequena espada, por exemplo.

    P: Como funciona o dano e a defesa no jogo?
    R: Todos os status de dano veem de AP e DP (Attack Power e Defense Power). Ou seja: quanto mais AP você tiver, mais dano você dá e quanto mais DP você tiver, mais defesa você tem. Há alguns dados além disso também: Quanto mais DP você tem, mais difícil fica de acertar o dano em você (é como se você ganhasse 'evasion' / esquiva). Também há um status chamado evasion no jogo (além do DP base) que forçosamente diminui a quantidade de ataques que você toma. Para counterar isso, existe accuracy (acurácia), que faz com que os seus ataques acertem mais no oponente. Alguns tipos de acurácia funcionam em mobs e outros só em players.

    Mobs / monstros com muitos níveis acima de você (vermelho forte ou roxo) tem evasion muito alto, o que dificulta para matá-los.

    P: Como funciona o sistema de PK?
    R: A partir do level 45, você tem a possibilidade de se "flagar" para PK. Ao fazer isso, o seu nome vai ficar vermelho e você poderá bater em players - e até matá-los, mas só players abaixo do level 45. Ao bater e matar players que não estejam flagados, você irá perder karma (você fica com uma quantidade de karma que fica "no limite", que é ganha ao matar mobs). Ao ficar com karma negativo, você tem uma possibilidade de dropar itens e perder níveis de encantamentos.

    Ao matar um cavalo, você também irá ganhar karma. Além disso, matando um player, você tem uma chance de destruir os itens de comércio dele (itens que são vendidos no comerciante ao invés de qualquer outra loja).
     
    Last edited: Apr 12, 2017
    CaduHD, Kitsune, Labak and 1 other person like this.
  2. SakushiMei

    SakushiMei Member

    Joined:
    Apr 4, 2017
    Messages:
    75
    Likes Received:
    129
    Parte 2​

    P:
    Como devo montar meu personagem no começo do jogo?
    R: Existem vários tipos de armadura vindo no jogo. Detalhe: no lançamento, as armaduras de chefes não estarão disponíveis, então a "melhor armadura" varia de classe para classe. Como são vários tipos de armaduras, não irei comentar sobre elas (mesmo porque o nome muda). Irei comentar, no entanto, sobre as armas. (Nota pessoal: editar no CBT)

    Funciona assim: existem vários tipos de armas e no começo do jogo, para quem quer ser competitivo, o ideal é começar com a arma Yuria. É um tipo de arma (e também tem jóias) que aumentam o dano contra humanos e por isso ela é útil no começo do jogo. Também tem o set de jóias dela, mas sugiro usar o set Bares até conseguir jóias melhores - esse set dá dano direto contra monstros e pessoas (AP).

    P: Como funciona o sistema de nodos?
    R: Deixando o sistema de guerra de nodos (que vai demorar pra chegar e quando chegar todo mundo vai explicar), cara parte que você anda no mundo tem um nome e, algumas vezes, um nodo. Cada nodo funciona de maneira diferente, mas de maneira geral, você pode gastar seus pontos de contribuição (que você ganha de quests) pra conectar de uma cidade até o nodo que você queira. O nodo, quando conectado, tem 10 níveis; quanto maior o nível, maiores são as chances de dropar itens raros. (PS: Não tenho nenhuma estatística falando que isso é verdade; apenas o GM do servidor norte-americano falou que isso existe. Muita gente testou e não confirmou. No fim das contas, é tudo sorte)

    Uma das coisas dos nodos é que, quando conectado, você pode também conectar um dos seus pontos de recurso (que também custam pontos de contribuição). Quanto conectados, você pode mandar um de seus trabalhadores para esse ponto de recurso.

    P: E o sistema de trabalhadores?
    R: É bem mais simples; uma vez que o nodo esteja conectado e o recurso também, você pode pegar um trabalhador, clicar no nodo, no recurso, e mandar ele pegar os recursos. O trabalhador vem de uma cidade - você precisa ir no NPC de trabalhadores e "contratar" um. Os trabalhadores tem o mesmo nível de raridade que os itens - podem ser noobs (brancos), normais (verdes), bonzinhos (azuis) ou bons (amarelos). Um trabalhador pode virar normal (de noob) num tipo de promoção - que dura 24 horas e não ficará utilizável.

    A partir do segundo trabalhador, você precisará de um lugar pra deixar ele dormir e precisará pegar uma casa que tenha espaço para ele (na cidade que você queira contratar). Os trabalhadores também precisam de comida (leia-se: cerveja (e não, eu não tou zoando)) após trabalho.

    Existem três tipos de trabalhadores, além do nível deles e 'raridade': Goblins, humanos e gigantes. Goblins são mais rápidos, mas trabalham menos; humanos são híbridos e gigantes são mais lentos, mas trabalham mais. Quanto mais próximos do nível de raridade, mais próximos de híbridos eles ficam.

    Quanto maior a distância, mais lento é para o trabalhador fazer o trabalho. Todos os recursos coletados ficarão no armazém da cidade em que o trabalhador está.

    P: Gostaria de saber se há sistema de residências pessoais e, se sim, como funcionam? (por Mizore)
    R: Sim! Existem residências pessoais. Dentro de todas as cidades, há uma quantidade grande de "casas" que você pode "comprar". Na verdade, são todas casas instanciadas e todas elas tem um propósito diferente: algumas são para craft específico de algum item ou tipo de item (como armaduras), outras para que você consiga deixar seus trabalhadores - ou residências pessoais. Normalmente você não pode entrar na casa se ela não for uma residência, mas se for - você pode entrar, decorar com quadros, colocar uma cama (e se deitar ela dá um boost de energia!), cadeiras, mesas, tudo. Isso aumenta o ranking dela no "ranking das casas". Ter uma casa no topo do ranking faz com que você tenha acesso a uma "utilidade especial" (um subnodo de recurso) da cidade. Calpheon, por exemplo, tem um subnodo onde é possível fazer investimentos de prata - você deposita, por um dia, 200k em silvers e ganha 2k. Ou 2 milhões para ganhar 20k. É uma taxa bem baixa e normalmente não vale a pena. A mesma coisa para Mediah. Algumas cidades diferentes tem recursos diferentes.

    P: Você falou de energia alí em cima. Como funciona?
    R: Upando, você ganha pontos de experiência e pontos de habilidades (SP). Fazendo quests, você ganha pontos de contribuição, que você pode utilizar em nodos (e você nunca os perde - e são divididos em conta). Mas o jogo também tem energia; e antes que você se assuste com os horríveis sistemas de energia de outros jogos, aqui funciona de maneira bem diferente.

    Primeiro: quando você começar, você não 'conhecerá' nada dentro do jogo - todos os mobs, cidades, locais, itens, tudo ficará desconhecido. Ao conhecer um item, monstro ou local (craftar, pegar o peixe usando pescaria, ir ao local ou matar o monstro várias vezes), você irá ganhar pontos de energia. Esses pontos de energia servem para life skills de maneira geral - por exemplo, para aumentar o seu nível de nodo, você irá precisar inicialmente de 10 pontos de energia.

    Segundo: os pontos de energia são limitados ao seu conhecimento e, portanto, ao número de expansões e coisas dentro do jogo.

    Terceiro: normalmente o cash shop não te possibilita ter mais energia ou coisas do tipo - os poucos casos de poções de energia são, de certa maneira, compráveis com loyalty (já explico) e/ou são desnecessários. Tem pessoas com 200 pontos de energia ou mais, ou seja, uma poção com 50 pontos de energia e alguns minutos de cooldown não fazem tanta diferença.

    Pense como se seu jogo de maneira geral "upasse" conforme você fosse encontrando outras coisas. Além disso, no servidor coreano e norte-americano, a maior parte das life skills já não utiliza o sistema de energia, sendo esse utilizado pelo night vendor (não vou explicar porque, quando sair, todo mundo vai falar) e pelo sistema de nodos (já explicado).

    P: O que é loyalty?
    R: Todo dia que você loga no jogo, você ganha 100 pontos de loyalty. Ele funciona como um tipo de shop de pessoas que jogam e normalmente contém apenas coisas relacionadas a conveniência. Algumas pessoas queriam que os pets estivessem no loyalty shop, mas duvido isso acontecer na nossa versão.
     
    Kitsune, Labak and solarys like this.
  3. SakushiMei

    SakushiMei Member

    Joined:
    Apr 4, 2017
    Messages:
    75
    Likes Received:
    129
    Parte 3​

    P: O que são as life skills? (habilidades de vida fica meio estranho...)
    R: São habilidades relacionadas a profissões do jogo. Por exemplo, você pode processar materiais, fazer alquimia, pescar, fazer trocas, domar, caçar, cozinhar e farmar (no sentido de fazenda, mesmo). Nesse jogo, o crafting é feito através dos trabalhadores, então você apenas dá os materiais, pega um local para craftar e manda o trabalhador craftar.

    Cada life skill é individual do personagem (os pontos de contribuição são globais/da conta). Todas as life skills vão do nível 0 até o nível 10 e, ao subir, você fica com um nível de raridade maior / ela fica mais forte.

    P: Como funciona a pescaria?
    R: Estou explicando apenas a pescaria aqui porque... bom, ela é utilizada pela maior parte dos jogadores e causa um pouco de dúvida - então vamos lá. As outras habilidades são bem complexas e tem alguns pontos específicos.

    No começo, tudo o que você precisa pra pescar é uma haste de pesca. A mais comum no começo do jogo é a haste velha, que contém 10 pontos de durabilidade - e acaba rápido. No entanto, ao subir, você poderá pegar outras, que tem 30 pontos de durabilidade ou mais. Também é possível encantá-las.

    Há pontos no jogo que dropam todos os tipos de peixe. Os peixes de maior raridade variam muito de lugar, mas na maior parte do tempo, é ficar pescando mesmo. Os peixes tem preços que variam de poucas pratas (dinheiro in-game) até vinte mil pratas. O melhor "drop" da pescaria é, no entanto, a possibilidade de pegar peças antigas que montam um scroll de um boss que pode dar memória de fragmento.

    Tudo que você precisa pra pescar, novamente, é a haste e um local de água. Se você precisar sair, você pode utilizar a função do jogo de deixá-lo ir ao background e... continuar pescando! Também tem uma opção de jogar itens inúteis fora (bem útil por sinal). Com isso, você pode ficar farmando por muito tempo e ganhar itens AFK. Não é muita coisa, mas já é alguma coisa.

    P: Como funciona o sistema de encantamentos?
    R: Depende. Das armaduras e armas, você irá precisar de uma black stone - para armaduras, a black stone armor e para armas, a black stone weapon. Para encantar outros tipos específicos e jóias, você irá precisar de uma igual.

    Armaduras: Até +5 você consegue encantar com uma BSA normal. A partir disso, há uma chance de falhar. Máximo no lançamento: +15. Máximo coreano atual: +20 (+15 -> PRI, DUO, TRI, TET, PEN - já explico).

    Armas: Até +7 você consegue encantar com uma BSW normal. Máximo no lançamento +15, máximo coreano atual: +20.

    Jóias: Precisa de uma jóia igual. Tem uma chance alta de falhar logo de início. Máximo +5 (PRI até PEN).

    Cada vez que você falha, você ganha um fail stack. Isso serve para que aumente as suas chances numa próxima tentativa (quanto mais, maior a chance - até o limite do encantamento). Quando você falha armas e armaduras até o +15, você apenas perde durabilidade; quando falha jóias, as duas quebram. No sistema NA/coreano, você pode (com armaduras e armas) ir para o +17 (DUO) sem chance de voltar atrás, mas você precisará de outras pedras mais raras e caras (10 vezes mais caras) e você perde 10 pontos de durabilidade. Para recuperar durabilidade, você precisará de uma arma/armadura igual OU fragmentos de memória (para armas e armaduras raras).
     
    Moretto, Labak and solarys like this.
  4. SakushiMei

    SakushiMei Member

    Joined:
    Apr 4, 2017
    Messages:
    75
    Likes Received:
    129
    Acredito ter terminado, mas vou deixar mais um post para caso precisar de mais espaço no futuro.

    Por favor, se alguém ver algo errado (inclusive aqueles errinhos noobs de português), me avisem. Feedback também é aceito. Post original feito no forum "Discussão geral". Movido para cá para que não fique abandonado junto com outros posts que não tem haver com discussão sobre guias.

    PS: Outros tópicos sobre assuntos complexos vindo :)
     
    Kitsune, Labak and solarys like this.
  5. solarys

    solarys New Member

    Joined:
    Apr 3, 2017
    Messages:
    15
    Likes Received:
    4
    Cara muito boa sua explicação já aprendi algumas coisas vlw de verdade!!!
     
  6. existe

    existe Well-Known Member

    Joined:
    Apr 13, 2017
    Messages:
    2,623
    Likes Received:
    2,776
    Sem título.jpg

    eu tenho uma duvida qto a classes, pq no jogo fala 4, no trailer mostra 30, ae olhando o faq dos founders econtro isso... Sera q teremos 8 classes inves de 4 ? é um fodendo duvida q eu tenho
     
  7. leandro9003

    leandro9003 New Member

    Joined:
    Apr 13, 2017
    Messages:
    22
    Likes Received:
    14
    que domador é esse?
     
  8. Berserion

    Berserion New Member

    Joined:
    Apr 4, 2017
    Messages:
    8
    Likes Received:
    0
    Chuto q pode ser 4 agr no beta e 8 no open/start, mas é só um palpite.
     
  9. Drakar

    Drakar Well-Known Member

    Joined:
    Apr 3, 2017
    Messages:
    431
    Likes Received:
    251
    GG topico Fodastic
     
    Akazawa likes this.
  10. existe

    existe Well-Known Member

    Joined:
    Apr 13, 2017
    Messages:
    2,623
    Likes Received:
    2,776
    Domador deve ser q tamer,, então tudo confuso n tem um responsável da empresa nesse fórum
     
  11. SirMaliwan

    SirMaliwan Well-Known Member

    Joined:
    Apr 3, 2017
    Messages:
    629
    Likes Received:
    393
    O NA lançou com estas 8 classes, a cm disse que tentariam incluir mais duas, pode ser que lance na mesma versão ,o jeito é aguardar .
     
  12. existe

    existe Well-Known Member

    Joined:
    Apr 13, 2017
    Messages:
    2,623
    Likes Received:
    2,776
    No Faq diz essas 8, Ela disse q estão correndo eu estava acompanhando, bom espero q venham mesmo, dara mais vontade de jogar .
     
  13. Enkidu

    Enkidu Active Member

    Joined:
    Apr 3, 2017
    Messages:
    622
    Likes Received:
    238
    Espero que lancem com o Wizard, senão vou esperar lançar, como fiz no coreano.
     

Share This Page