Então, como já diz o título, tava com bastante curiosidade sobre isso, e resolvi perguntar pra comunidade, poderia futuramente BDO se tornar um e-sports com classes profissionais como o famoso anime King of Avatar(?). Hoje em dia E-sports está praticamente totalmente voltado para FPS e Mobas, seria muito bom se surgisse mmorpgs com alto potencial para entrar nesse mundo, BDO tem lá os seus defeitos, mas tb acho que tem tudo pra crescer e se tornar um MMO histórico. Vejo que atualmente é bem difícil que isso aconteça, mas na opnião de vocês, o que poderia ser mudado pra que BDO entrasse para lista de games com grandes eventos e campeonatos?
Julgando a forma como funciona o sistema de combate, entre todos os jogos que vi os que achei com um bom potencial para a E-Sports seriam o C9, BNS e enfim o BDO. Porém o BDO precisa de uma série de mudanças e balanceamentos para chegar no E-Sports, já os outros que citei perderam a sua chance, mas eu concordo contigo, BDO tem o que precisa para ser um MMO de nome. Até hoje não teve nenhum MMO para substituir o grande WoW, por mais que eu não curta tanto o jogo não da para negar que WoW é um MMO que deixou sua marca. Penso que MMO pode chegar ate esse nível, mas é claro, vai depender muito da PA acertar nas suas atualizações e metas. E comunicação, ou você sabe o que a comunidade quer e precisa, ou o jogo vai estagnar. @EDIT: Sobre as mudanças necessárias, é simples, além do balanceamento de classes seria necessário uma arena, onde o Gear score não importasse, e pode-se até adicionar sistemas de rankeamento para incentivar o pessoal a jogar as arenas.
--- E-sport do que ? De rng ou quem tem maior gear ou melhor classe vs ou quem gasta mais cash pra evoluir mais rápido ? Erng - sports ? dshhdsd Nunca vai ter, e se tiver o jogo vai pra frente. --- x - x ---
Então, teria que ter um modo, ou um lugar que o gear ou rng não importasse, e somente a skill do jogador, parece que a PA já pensou nisso e vai lançar o Battle Royale, mas sinceramente, ainda to em dúvida se isso vai ser tão bom assim... Só resta esperar.
É unânime: Balanceamento. Se for criada uma arena para x1 e x2 até x3, onde não haja diferença (NENHUMA) em GS talvez seria equilibrado, mas aí eu penso. Por exemplo: Você escolhe até dois "presets" e deixa salvo. (Um com muskan outro com urugon por exemplo). Todos os itens do mesmo padrão. Onde você escolhe se vai querer precisão ou PA ou evasão ou resistência. Por exemplo um Ninja você deixa salvo preset com evasão e outro full PA. e escolhe qual vai usar. Talvez desse certo e o sistema de ranks nas partidas com pontuação para vitórias e sua taxa de Vitória/Derrota seria um fator estimulante pra quem gosta de testar suas habilidades individuais no x1 x2 ou x3. Porém é algo que demandaria uma estrutura toda voltada só pra isso e pra ser criado do 0 deve ser muito trabalhoso, porém eles podem se espelhar no Guild Wars 2 (não sei se vocês conhecem mas é um MMORPG que TEM E-Sports, tem competitivo de PVP já faz anos). INCLUSIVE uma das melhores equipes de lá é Brasileira (mas obviamente, eles moram lá pois o ping aqui é prejudicial de mais pra isso, não existe servidor SA como o BDO. No GW2 eles tem um sistema de PVP totalmente balanceado por isso, o gear não importa, vc só escolhe a build do char e as runas (não diferente das pedras de encantamento do BDO). O que faz ser relevante é habilidade individual e estratégia do grupo pra vencer as partidas. e tem sistema de Rank também e tudo mais. Vale a pena a PA estudar a possibilidade
BDO nao tem condições de ter um esporte. Teria que reformular todo o sistema de PvP pois tudo se resume em quem tomar derrubada primeiro. O que não é nada desafiador.... De todos os MMORPG que já joguei. Me surpreende o fato do bdo ainda fazer sucesso. O PvP é uma grande bosta. Classes quebradas. Sistema de resistência não funciona. PvP endgame se resume a 1 grande e 2 skill. O PvP é uma grande merda nesse jogo. Única coisa que salva é as guerras. Classes como ninja com 200ap tem dano maior que classe com 263 ap. A empresa não tem interesse em mudar o sistema de pvp e quando faz muda pra pior. Classe ultra forte da noite pro dia vira meme. Criar o bdo Lab pra fazer testes é uma visao do futuro macabro que esse jogo espera. Em torno de 1 ano eles vão quebrar o jogo em escala mundial com uma atualização bosta
Ia ser maneiro , luta 1 , mystic/ninja vs mystic/ninja luta 2 mystic/ninja vs mystic/ninja luta 3 mystic/ninja vs mystic/ninja luta 4 mystic/ninja vs mystic/ninja luta 534567 mystic/ninja vs mystic/ninja asdhuiahsduiashuifsdhiuhgiuf O pvp como o amigo falou é um belo coco , só é legal por ser action , mas esse legal acaba com 540540660 status , queda , bla bla bla de 3 dias etc. Porradaria mesmo é bem pouca e curta.
Tem uns clipes legais sobre isso.. kkkkkk Vou listando: Qualidade https://www.twitch.tv/bdo_esports/clip/CrepuscularHeadstrongJellyfishPastaThat Briga de bar Style https://www.twitch.tv/bdo_esports/c...ptimizePrime?filter=clips&range=all&sort=time ZzzZzzZzZ https://www.twitch.tv/bdo_esports/c...StinkyCheese?filter=clips&range=all&sort=time Ain, é só remasterizar a classe https://www.twitch.tv/bdo_esports/c...donBlargNaut?filter=clips&range=all&sort=time
isso é resolvido facilmente com um skill tap onde vc se levanta com um comando ou uma tecla em um determinado segundo depois de cair...aí era só implementar um Counter Atack... que nem no c9 ou uma esquiva com Cooldown quando vc tomar a queda.
Problema que isso já existe e é ridículo. No PvP endgame logo que vc toma um cc vc não pensa duas vezes usa a fuga de emergência e espera o cooldown. Problema mesmo do bdo é o grande PvP desafiador de 1 grab 2skill. Depois tem gente defendendo que pra jogar de ninja tem que ter dedos. Kkkkk O bdo era bom na época do pré awek aonde o PvP durava, era divertido e pra matar o cara vc tinha que encaixar de 3 a 5 combos Época que mago era overpower por causa da sua cura. Problema do bdo é que foi baseado em que toda classe era dps e ao longo dos update foi fazendo merda colocando habilidades que provocam o desbalanceamento
kkk a fuga é ridículo não existe mecânica nenhuma geralmente como você falou e é verdade, tu utiliza ela no primeiro grab que vc toma as vezes nem funciona, se vc esta farmando e o cara vem no PK os ''5'' pets denunciam você quando usa, se vc e mago ou bruxa sai um gordo maldito gigante do teu lado denunciando onde vc ta stunado, então o famoso V é só mais um RNG que pode ou não definir uma fuga, como o nome ja diz é só pra vc fugir...não serve pra vc contra-atacar ali mesmo no meio do pvp.
O combate do jogo tem potencial para e-sports, mas acho bem difícil acontecer isso. 1º - é preciso saber se o competitivo seria 1v1, 2v2, ou 3v3. Isso faz uma diferença absurda quando trata de balancear a classe. Se fosse de times estilo KOF, como existe dentro do próprio jogo e ninguém usa (tempo x recompensa inútil), já seria bacana. 2º - Equilibrio de classes e builds, sobre builds e fosse no estilo 3v3, sendo 1v1 administrado como KOF, daria para contornar taticamente, ou seja, você monta teu trio com builds que possam ser utilizadas de forma tática dependendo do oponente. Já sobre o equilíbrio de classes, fica complicado, se for 1v1 o jogo está LONGE de ser balanceado, agora se forem em times simultaneamente, da para compensar tbm. 3º - Gear, competitivo vai nascer morto se não equalizar o gear, pode chorar a vontade, mas para ser pro-player o cara tem que praticar bastante e não vai ficar gastando tempo "a toa" farmando feito um mongol para explodir os itens. O tempo do pro-player é investido em se qualificar cada vez mais para ser um bom jogador e não ser carregado nas partidas pelo gear mais alto. Competitivo não é para qualquer um. Avaliando pelo menos o 3 item acima, dificilmente um modo competitivo daria certo no BDO. Os players que curtem pvp iriam parar de grindar pois não precisaria, o pvp pelos spots diminuiria bastante e o jogo morreria. A não ser que a 4º opção fosse viável: 4º - Diminuir o GAP de gear, ou bonus, assim o player que tem gear alta tem vantagem e o player com pouca gear tem que esforçar bem para vencer, mas é algo possível. Os bonus de AP por exemplo, quanto maior, mais AP, isso termina sendo non-sense e criando uma distância ENORME entre jogadores que estão começando e os que já tem muito gear. A sugestão seria inverter o AP conseguido por bonus, até chegar um ponto onde o jogador full TET acessório e armas PEN tenham vantagem, mas não de forma absurda. A escala seria invertida, quanto mais AP você ganha, menos bonus por tal, mas VAI ter o bonus. Ex: um player A com 253 de AP teria bonus de 100 de ap tendo um total de 353 de ap, enquanto o player B teria 273 de AP com bonus de 90, totalizando 363 de AP, ou até mesmo um player C com 240 de ap + bonus de 105 de ap, tendo um AP total de 345 de AP. O mesmo funcionaria para a DP. Logo, ainda existiria a vantagem do player que tem mais gear, mas não seria absurda a ponto de tornar impossível a vitória. Principalmente num jogo que você pode FICAR PARADO e o cara não te matar porque você da MISS num jogo ACTION. hahahaha
O jogo nunca vai ser competitivo nesse ponto, pois a intenção da desenvolvedora é vender cash para o cara upar os itens e personagem, se não houver uma imensa vantagem em fazer isso ninguém gastaria rios de dinheiro para subir 5 ap. Só não enxerga isso quem não quer. O jogo é ótimo para se jogar casualmente, mas quer ir para competitivo aqui é a coisa mais frustrante que existe.
@Momento Rage BDO é só um jogo bonito, nada mais nada menos @Topic BDO só vai ter realmente potencial para competitivo quando a habilidade do jogador superar o tamanho da carteir.... cof cof... Quero dizer, quando a habilidade do jogador poder ser algo válido em PvP além de Gear Score. PvP do bdo é derrubou ganhou... A skill são bonitas, mas sinceramente quando você ve a mecânica de combate em si e desconsidera a "beleza" do jogo, o pvp do BDO é um dos mais porcos que eu já joguei, e olha que já joguei muita coisa. PvP do minecraft precisa de mais dedo que o do BDO...
Neste ponto de "derrubou ganhou" não concordo, SE o jogo fosse balanceado, não haveria problema nisso, uma vez que há o mérito de criar a oportunidade de derrubar o adversário. O problema é falta de balance, que favorece uma classe a cair e outra não.
Você derrubar o oponente e dar um bom dano eu até aceito, mas derrubar o oponente ser igual a vitória é algo completamente sem noção, para derrubar ser igual a win os cara teriam que se utilizar de comandos como no C9, aonde quando você caia você tinha as skills de evasão ou para levantar do chão, BDO não tem isso, caiu é morte. Obs: O V do BDO é comando para FUGIR, não para se utilizar como evasão/esquiva/levantar. Tu ta la rodeando esquivando e dando dano no cara, ai o cara "caga" e te derruba e ganha, eu não vejo mérito nisso, concordo em dar mais dano com o cara no chão, mas ganhar só por derrubar uma vez eu não acho nada justo.