Agora é possível combinar uma habilidade principal com uma sub-habilidade. A primeira habilidade combinada pode ser escolhida ao atingir nível 56. A segunda habilidade pode ser escolhida ao atingir nível 57. Para trocar habilidade combinada, precisa-se de Manual das Habilidades de Armstrong Vale ressaltar que para TODAS as habilidades Rabam postadas nesse Guia, há desvantagem de não poder usá-la no estado de Foice utilizando seu atalho correspondente (Shift+Z e Shift+X). Somente é possível se registrada no espaço de Habilidade. Para combinar as habilidades, é necessário abrir a caixa de diálogo das habilidades ("K") e localizar os espaços na parte inferior esquerda, demarcados com o retângulo vermelho: Primeira Iluminação É a combinação de Calamidade Sangrenta com Erupção Sombria IV ou Avanço Corvo II Ao combinar Calamidade Sangrenta com Erupção Sombria IV, resulta em Faíscas de Sombra Para essa combinação, são necessários 76 pontos de habilidade (51 para Erupção sombria IV e 25 para Calamidade Sangrenta). Vantagens de Faísca de Sombra: Habilidade com recarga muito rápida, de 10 segundos Inflige bom dano pela sua característica aérea Aumenta defesa mágica (+15) por 10 segundos. Essa habilidade pode ser precedida de Agulhão da Meia-Noite para realizar um combo muito bom (Shift+LMB, Shift+X), visto que Faísca de Sombra não possui caráter de lançamento, ao utilizar Agulhão e posteriormente Faísca, criará uma aproximação semelhante a Lançamento do Corvo Faísca de Sombra: Ao combinar Calamidade Sangrenta com Avanço Corvo II obtém-se Desastre do Corvo Mesmo com suas propriedades curativas, ao analisar o tempo de recarga da habilidade, ela é automaticamente descartada, pelo seu cooldown de 40 segundos. Portanto, não será abordada no Guia. Segunda Iluminação É a combinação de Flama de Corvo III com Chama Abissal III ou Agulhão da Meia-Noite Ao combinar Flama de Corvo III com Agulhão da Meia-Noite, resulta em Escuridão Assaltante Para essa habilidade, são necessários 33 pontos de Habilidade (27 pontos para Flama de Corvo III e 6 para Agulhão da Meia-Noite). Vantagens de Escuridão Assaltante: Tempo de recarga de apenas 7 segundos. Alto dano (1219% x7) Causa atordoamento e reduz a velocidade do ataque do inimigo em 15%. Escuridão Assaltante combina bem tanto com Onda da escuridão (Shift+Z, S+RMB+LMB) ou com Garras da escuridão (Shift+Z, S+LMB) visto que a Escuridão Assaltante possuí longo alcance e os combos seguintes possuem caráter de grande dano. Escuridão Assaltante: Ao combinar Flama de Corvo III com Chama Abismal III, obtém-se Escuridão do Abismo Para essa habilidade, são necessários (27 para Flama de corvo III e 29 para Chama Abismal III). Vantagens de Escuridão do Abismo: Tempo de Recarga de 7 segundos. Sempre causa dano crítico Recupera uma pequena porcentagem de via a cada acerto. Ataque de longa distância Escuridão do Abismo: Considerações Finais A iluminação de Rabam trouxe novas possibilidades para as classes de Black Desert. Algumas habilidades combinadas não estão totalmente otimizadas, como é o caso do Desastre do Corvo, que mesmo com caráter de cura, seu tempo de espera de 40 segundos induz a não escolhê-la. Eu como jogador da classe de Feiticeira, escolhi Faísca de Sombra, pois era a opção mais óbvia quando comparada ao Desastre do Corvo e para segunda habilidade, escolhi Escuridão Assaltante, pelo caráter de lançamento frontal e alta porcentagem de dano. Em contrapartida, Escuridão do Abismo sempre irá causar dano crítico, portanto é uma boa habilidade para aqueles que possuem baixa chance de crítico e são mais focados em velocidade de conjuração. Construção otimizada: aqui consta uma construção das habilidades, sendo o mais minimalista possível, para tirar melhor proveito de Faísca de Sombra e Escuridão Assaltante. Créditos dos links vão para Black Desert Database Agradeço sua atenção.